/ Secções

Secção de Estudos Germanísticos

Apresentação

A Secção de Estudos Germanísticos teve origem na antiga Filologia Germânica, a qual se cindiu em dois grupos, nos fins da década de 1970, dando origem ao Grupo de Estudos Alemães. A designação atual surge em 2009, após a departamentalização da FLUC.

As atividades da SEG são indissociáveis do notável labor realizado em prol da Germanística em Portugal pelo Instituto de Estudos Alemães, o primeiro instituto de investigação de uma cultura estrangeira na FLUC. Herdeiro da Sala Alemã, criada em 1924, na sequência da lecionação e investigação desenvolvidas pela Professora Carolina Michaëlis de Vasconcelos na Faculdade de Letras, desde 1912, passou a designar-se Instituto Alemão em 1925 e Instituto de Estudos Alemães em 1951. Nomes importantes na sua história foram o do seu primeiro diretor, Professor João da Providência Sousa Costa, e os dos Professores Paulo Quintela e Albin Eduard Beau. Entre 1994 e 2014, o Instituto acolheu o Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos (CIEG), unidade de I&D coordenada pela Professora Maria Manuela Gouveia Delille e dedicada à investigação sobre literatura, cultura e linguística de língua alemã, bem como à pesquisa sobre relações literárias e culturais luso-alemãs.

Graças a um corpo docente de carreira especializado, bem como a leitores/as falantes de alemão como língua materna, a SEG desenvolve formação e investigação nos domínios da Língua Alemã, Linguística, Didática da Língua, Tradução, e Literaturas e Culturas do espaço de expressão alemã (Alemanha, Áustria e Suíça). Conta ainda com dois leitorados associados ao DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) e ÖAD (Österreichischer Austauschdienst), ou seja, respetivamente, aos serviços de intercâmbio académico alemão e austríaco. Estes leitorados permitem, ainda, a realização de eventos culturais, bem como acesso a bolsas para investigadores/as e estudantes, e aquisições bibliográficas.

A internacionalização da SEG, alargou-se, para além disso, através do programa Erasmus desde o início dos anos 90. Hoje, a SEG desenvolve uma cooperação e um intercâmbio amplo com outras universidades, nomeadamente na Alemanha e na Áustria, abrindo oportunidades a estudantes tanto da licenciatura como da pós-graduação.

A SEG assegura docência nos três ciclos de formação:

No 1.º Ciclo (licenciatura), a oferta formativa conjuga o estudo da língua alemã, com o de linguística de língua alemã e o de literaturas e das culturas de língua alemã.

Presentemente, os Estudos Alemães figuram como área de especialização dentro do 2.º Ciclo, no Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas, e de um 3.º Ciclo, no Doutoramento em Línguas Modernas: Culturas, Literaturas, Tradução.

Além disso, a SEG tem contribuído para a formação em áreas interdisciplinares de investigação e ensino, designadamente: Estudos Feministas (3.º Ciclo), Discursos: Cultura, História, Sociedade (3.º Ciclo), Materialidades da Literatura (3.º Ciclo), Pós-Colonialismo e Cidadania Global (3.º ciclo). Docentes da SEG colaboram também no Mestrado em Tradução e nos Mestrados em Ensino de línguas com a componente de Alemão, bem como na lecionação de disciplinas de Iniciação da Faculdade de Letras e do Curso de Português para Estrangeiros.

Mobilidade

Rogério Paulo da Costa Madeira
Coordenador de Mobilidade

Entrar em contacto por email.

Links: Divisão de Relações Internacionais | Protocolos de mobilidade

Espaços

Sala "Instituto de Estudos Alemães", 6º piso da FLUC.