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Maria de Fátima Sousa e Silva

Nome

Maria de Fátima Sousa e Silva

Grau

Agregação

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fanp@ci.uc.pt

Categoria Profissional

Professora Catedrática

Áreas de Investigação

Estudos Literários-Línguas e Literaturas Clássicas; Literatura Grega; Teatro; Historiografia; Heródoto

mfsilva
Publicações
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Mopsos, o pequeno grego. O poder eterno das palavras”, Humanitas 59 (Coimbra 2007) 317-329. 
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, ‘”Aqui” e “lá”: a construção de uma utopia em Aves’, Máthesis 16 (Viseu 2007) 81-95. 
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Helena, um exemplo de futilidade feminina e de exotismo bárbaro”, in J. V. Bañuls, M. C. Fialho, A. López, F. de Martino, C Morenilla, A. Pociña, M. F. Silva, O mito de Helena de Tróia à actualidade, I (Coimbra 2007) 89-103. 
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, Aristóteles, História dos animais II (Lisboa 2008).
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Estudos Clássicos hoje … para quê?”, Rua Larga 20 (Coimbra 2008) 10-12. 
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “La Fedra de Eurípides. Eco de un escándalo”, in A. Pociña y A. López (eds.), Fedras de ayer y de hoy. Teatro, poesía, narrativa y cine ante un mito clásico (Granada 2008) 105-123.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Tradição clássica no auto de Camões El-Rey Seleuco”, in A. Pociña y A. López (eds.), Fedras de ayer y de hoy. Teatro, poesía, narrativa y cine ante un mito clásico (Granada 2008) 301-322.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Padre e hijo: una pareja cómica tradicional. Daitales de Aristófanes”, Cuadernos de Filología Clásica. Estudios Griegos e Indoeuropeos 18 (Madrid 2008) 233-247.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “A linguagem biológica: um tratamento específico”, in Lexicon. Dicionário de Grego-Português, ed. Manuel Alexandre Júnior (Lisboa 2008) 107-114.Eurípides. Ifigénia em Áulide, trad. de C. A. Pais de Almeida, introd. M. F. Silva (Coimbra 2008)
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Eurípides o mais trágico dos poetas – 5”, BEC 49 (Junho 2008) 17-20.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “The door as the access to utopia: a strong convention in Aristophanes’ stage”, in Exploring european identities: ideologies by means of (re)presentation of Ancient Greek Drama (Epidauro 2008) 123-130 – texto policopiado.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Mensagens, cartas e livros no teatro grego antigo”, in Helénicos. Estudos em homenagem do Prof. Jean-Pierre Vernant (1914-2007) (Lisboa 2008) 227-260.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “A técnica do trajo: Uma lição ao vivo de crítica teatral em Aristófanes”, Cadernos do Ceia 2 (Niterói, UFF, Brasil 2008) 106-128.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “El Penteo de Las Bacantes. El fracaso del poder”, in Teatro y Sociedad en la Antiguedad Clásica: Las relaciones del poder en época de crisis (Bari 2008) 369-386.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “As Nuvens de Aristófanes: um texto fundador do teatro científico europeu”, Biblos n. s. VI (Coimbra 2008) 57-72.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Epinício 11 de Baquílides a Alexidamo de Metaponto, luta de rapazes, Jogos Píticos”, Humanitas 60 (Coimbra 2008) 45-55.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “O retrato dramático do sistema judicial ateniense. Factores de bloqueio e de corrupção”, Florentia Iliberritana 19 (Granada 2008) 313-335.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Eurípides o mais trágico dos poetas – 6”, BEC 50 (Dezembro 2008) 9-11.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Philía y kléos, palabras fundantes en Ifigenia en Áulide”, Limes 19 (Santiago do Chile).
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Eurípides o mais trágico dos poetas - 4”, BEC 48 (Dez. 2007) 11-14.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Um deus em busca de identidade: Dioniso em Rãs”, Minerva 20 (2007) 53-64.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “O feminino em Aristófanes”, Florentia Iliberritana 18 (2007) 399-419.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Bacantes de Eurípides. Símbolos em confronto”, Synthesis 14, La Plata, Argentina (2007) 11-30.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Ser ateniense, uma honra em risco? O testemunho de Acarnenses de Aristófanes”, Letras Clássicas 7, São Paulo (2003, publicada em 2007) 35-48.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Expressão dramática do tema ‘viagem’. A Ifigénia entre os Tauros de Eurípides”, Classica. Revista Brasileira de Estudos Clássicos 17-18 (2004-2005, publicada em 2007) 143-154.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Eurípides o mais trágico dos poetas - 3”, BEC 47 (Jun. 2007) 11-13.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Philia e kléos em Ifigénia em Áulide”, Euphrosyne 35 (2007) 13-26.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Eurípides misógino”, in F. J. Campos Daroca, F. J.García González, J. L. López Cruces, L. Romero Mariscal (eds.), Las personas de Eurípides, Amsterdam, Hakkert 2007, 133-190.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Eurípides crítico teatral”, in Teoría y práctica de la composición poética en el mundo antiguo y su pervivencia, Valladolid, 2007, 125-141.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Language, barbarity and civilization. Excess by Hélia Correia”, in Stephanos. Tribute to Walter Puchner, Atenas, 2007, 1115-1127.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Euripides’ Medea. Two Portuguese versions”, in Intensive Course on the Study and Performance of Ancient Greek Drama, Epidauros, 2007, pp. 107-113 (texto policopiado).
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, Heródoto. Livro V (em colaboração), Lisboa, Edições 70, 2007, 153 pp.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, Menandro. Obra completa, Lisboa, INCM, 2007, 602 pp.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, Ensaios sobre Aristófanes, Lisboa, Cotovia, 2007, 347 pp.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, Aristóteles. História dos animais, I, Lisboa, INCM, 2006, 317 pp.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, Aristófanes. Comédias I (coordenação e colaboração), Lisboa, INCM, 2006, 455 pp.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, Aristófanes. As aves, 2Lisboa, Edições 70, 2006, 193 pp.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, Coord. de Furor. Estudos sobre Hélia Correia, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2006, 195 pp.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Menandro e a comédia grega – o fim de um trajecto”, in A. Pociña, B. Rabaza, M. F. Silva, Estudios sobre Terencio, Universidad de Granada/Universidade de Coimbra, 2006, 13-43.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “La puerta en la comedia de Aristófanes. Una entrada para la utopía”, in El Teatro Greco-Latino y su recepción en la tradición occidental, Bari, Levante Editori, 619-636.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Medea en Camariñas. Releitura do mito em forma de monólogo dramático”, in El Teatro Greco-Latino y su recepción en la tradición occidental, Bari, Levante Editori, 671-674.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Barbarians in Aeschylus’ Persians”, in Intensive Course on the Study and Performance of Ancient Greek Drama, Epidauros, 47-50 (texto policopiado).
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Antígona, o fruto de uma cepa deformada. Hélia Correia, Perdição”, in Maria de Fátima Silva (coord.), Furor. Estudos sobre Hélia Correia, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2006, 11-26.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Mitos em crise. Hélia Correia, Rancor”, ibidem, pp. 93-113.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “A ama – um motivo clássico no Rancor de Hélia Correia”, ibidem, pp. 115-128.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Linguagem, barbarismo e civilização. Hélia Correia, Desmesura”, ibidem, pp. 173-195.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “A dupla patrão/criado, uma tradição cómica. A. José da Silva, Os encantos de Medeia”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (org.), A Antiguidade Clássica e nós: herança e identidade cultural, Braga, Universidade do Minho, 2006, 139-151.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “O brilho do ouro e o fulgor da glória: Olímpica I”, in F. Lourenço (org.), Ensaios sobre Píndaro, Lisboa, Cotovia, 2006, 13-33.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “A arte de construir o sucesso. Persas e Gregos em Salamina”, Studia Philologica Valentina 9, n. s. 6, Valência, 2006, (publ. 2007), 111-130.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Vamos rir com Luciano”, Máthesis 15 (2006) 221-239.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Eurípides o mais trágico dos poetas (1)”, BEC 45 (Jun. 2006) 19-21.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “A Ama. Um motivo clássico no Rancor de Hélia Correia”, Humanitas 58 (2006) 495-507.
  • Maria de Fátima Sousa e Silva, “Eurípides o mais trágico dos poetas (2)”, BEC 46 (Dez. 2006) 11-15.
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, Aristófanes. As Mulheres no Parlamento, Coimbra, 2005 (reimp.)
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, Ésquilo, o primeiro dramaturgo europeu, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2005
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "La figura de Ulises en el Filoctetes de Sófocles: un paradigma de la retórica contemporánea" in H. Beristáin e G. Ramírez Vidal (edd.), La dimension retórica del texto literario. México, UNAM, 2003, publicado em Outubro de 2005. P. 7-21
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Ilíada, um terreno de glória», Minerva. Valladolid. 18 (2005) 25-38
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, Ensaios sobre Eurípides, Lisboa, 2005
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Pseudartabas, a barbarian in Aristophanes’ Acharnians" in Intensive Course on the Study and Performance of Ancient Greek Drama, Epidauros, 2005. P. 47-56 (texto policopiado)
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Comédia grega – 7», Boletim de Estudos Clássicos. 43 (Junho de 2005) 25-31
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Eurípides, Orestes: crime, remorso e justiça" in Carlos de Miguel Mora (coord.), Vt par delicto sit poena: crime e justiça na Antiguidade. Universidade de Aveiro, 2005. P. 67-81
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Sentido de permanência e o risco de esquecimento de Sófocles" in Sófocles. XXV Centenário do nascimento. Lisboa, 2005. P. 15-22
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Medea en Camariñas: releitura do mito em forma de monólogo dramático», Humanitas. 57 (2005) 549-557
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "O estrangeiro na Comédia Grega Antiga" in Maria do Céu Fialho, Maria de Fátima S. Silva e M. H. Rocha Pereira (coords.), Génese e consolidação da ideia de Europa. Vol. I: de Homero ao fim da época clássica. Coimbra, 2005. P. 239-264
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Performances of Ancient Greek Drama in Portugal 2002-2004», Parodos. 6 (2005) 3
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Representações de alteridade no teatro de Eurípides: o bárbaro e o seu mundo" in Maria do Céu Fialho, Maria de Fátima S. Silva e M. H. Rocha Pereira (coords.), Génese e consolidação da ideia de Europa. Vol. I: de Homero ao fim da época clássica. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2005. P. 187-237
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «A. Bierl, L’Orestea sulla scena moderna. Concezione teoriche e realizzazione sceniche, trad. ital., Roma, Bulzoni Editore, 2004», Biblos. 3 (2005) 379-382
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "O motivo do sonho no romance de Cáriton" in F. Oliveira, P. Fedeli e D. F. Leão (coord.), Romance antigo – origens de um género literário. Coimbra e Bari, Instituto de Estudos Clássicos e Dipartimento di Scienze della’Antichità, 2005. P. 49-62
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Nomos e sexo na comédia de Aristófanes», Humanitas. 57 (2005) 39-55
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Ecos da Odisseia na Helena de Eurípides», Mathesis. 13 (2004) 227-242
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Tradição do teatro clássico na cena contemporânea», Antiguidade clássica: que fazer com este património?. Lisboa. (2004) 171-178
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Aristófanes como testimonio de la Teoría Literaria contemporánea" in J. A. Sánchez Marín e M. N. Martín, Retórica, Poética y Géneros Literarios. Granada, 2004. P. 67-80
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Comédia grega – 6», Boletim de Estudos Clássicos. 42 (Dezembro de 2004) 35-38
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Mitos em crise. Hélia Correia, O Rancor" in Largo mundo iluminado. Estudos em homenagem a Vítor Aguiar e Silva. Braga, 2004. P. 805-818
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "El don de la inmortalidad. Sófocles y algunas Antígonas del siglo XX" in A. P. Jiménez, C. A. Martín, R. C. Sánchez, "Sófocles el Hombre, Sófocles el Poeta". Málaga, 2004. P. 89-100
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, Representações de Teatro Clássico no Portugal Contemporâneo, vol. III, Coimbra, FLUC, 2004
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "El don de la inmortalidad. Sófocles y algunas Antígonas del siglo XX" in A. P. Jiménez, C. A. Martín, R. C. Sánchez, Sófocles el Hombre, Sófocles el Poeta. Málaga, 2004. P. 89-100
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Os Cavaleiros de Aristófanes. Um padrão de caricatura biográfica do político" in O retrato e a biografia como estratégia de teorização política. Málaga, 2004. P. 23-35
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Os Cavaleiros de Aristófanes. Um padrão de caricatura biográfica do político" in A. Pérez Jiménez, J. R. Ferreira, M. C. Fialho (coord.), O retrato e a biografia como estratégia de teorização política. Málaga, Imprensa da Universidade de Coimbra / Universidade de Málaga, 2004. P. 23-35
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "As Letras / Humanidades: Presente e Futuro" in As Letras / Humanidades; Presente e Futuro. Braga, Universidade do Minho, 2004. P. 35-39
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, Aristófanes. Cavaleiros., Lisboa, 2004
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "As Letras / Humanidades: Presente e Futuro" in As Letras / Humanidades; Presente e Futuro, Braga. Universidade do Minho, 2004. P. 35-39
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Tradição clássica no Auto de Camões El-Rei Seleuco», Humanitas. 56 (2004) 461-484
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Tradição do teatro clássico na cena contemporânea" in Antiguidade clássica: que fazer com este património?. Lisboa, 2004. P. 171-178
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Comédia grega - 5», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 41 (2004) 9-12
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Comédia grega - III. A mulher», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 39 (Junho de 2003) 9-15
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «O Auto dos Enfatriões: recuperação de um modelo de simillimi», Mathesis. 12 (2003) 183-197
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "O papel didáctico das representações actuais de teatro de tema clássico" in Som e Imagem no Ensino das Línguas Clássicas. Actas. Coimbra, 2003. P. 23-27
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "O retrato cómico da vida conjugal em Aristófanes" in Presença de Vítor Jabouille. Lisboa, 2003. P. 371-392
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "A Aventura de Ulisses: uma história para crianças" in Penélope e Ulisses. Coimbra, 2003. P. 407-410
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Homero canta agora em português», Relâmpago. 13 (2003) 186-189
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Comédia grega - IV. Os políticos», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 40 (Dezembro de 2003) 9-14
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Nouveaux cadres pour le Latin au Portugal d’aujourd’hui" in Strategia europea e valorizzazione dell'insegnamento del Latino. Paris, 2003. P. 149-159
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Colóquio 'Antiguidade Clássica: que fazer com este património?'», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 39 (Junho de 2003) 189
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Comédia grega - II. O estrangeiro», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 38 (Dezembro de 2002) 9-13
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "L'Université de Coimbra et ses traditions au début d'un nouveau millénaire" in Le Patrimoine des Universités Européennes. Strasbourg: Éditions du Conseil de l'Europe, 2002. P. 147-153
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Comédia grega - I», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 37 (Junho de 2002) 11-15
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «A visão do outro. Configuração colectiva dos Persas em Heródoto», Cadmo. 12 (2002) 195-210
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "First Intensive Course on the Study and Practise of Ancient Greek Drama" in Parodos, 2002. Vol. 3. P. 2
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Tragédia feita comédia. Os encantos de Medeia do Judeu" in Medea: versiones de um mito desde Grecia hasta hoy. Granada, 2002:2. P. 819-846
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Aristófanes crítico da poesia», Classica. 24 (2002) 37-58
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "A voz do Autor na Comédia Greco-Latina" in Márcaras, Vozes e Gestos: nos caminhos do teatro clássico, Agora, 2002. P. 179-199
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, Aristófanes, Lisístrata, Madrid, 2002
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Motivos clássicos no teatro de Camões – O Auto dos Enfitriões" in Fim do Milénio, VII e VIII Foruns Camonianos. Constância, 2001. P. 95-118
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Peripécia" in Biblos - Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa. Lisboa, 2001. P. 75-77
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «V. Ruas, Xenofonte de Éfeso. As Efesíacas», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 36 (Dezembro de 2001) 193-194
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Mudança, um tema de inspiração clássica em Camões" in Fim do Milénio, VII e VIII Foruns Camonianos. Constância, 2001. P. 49-67
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «M. Menu, Jeunes et vieux chez Lysias. L'akolasia de la jeunesse au IVme siècle av. J.C.», Humanitas. Coimbra. 53 (2001) 449-450
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «O desafio das diferenças étnicas em Heródoto. Uma questão de inteligência e saber», Humanitas. Coimbra. 53 (2001) 3-48
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «A feira do livro de Frankfurt 2001», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 36 (Dezembro de 2001) 202
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «"Terra mítica". Um espaço turístico e cultural em Benidorm», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 36 (Dezembro de 2001) 203
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, Aristófanes, As Mulheres que celebram as Tesmofórias, 3ª ed., Lisboa, 2001
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «O romance grego - VI», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 36 (Dezembro de 2001) 15-17
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «O soldado fanfarrão. Potencial cómico de um modelo épico», Florentia Iliberritana. 12 (2001) 365-392
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «O romance grego - V», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 35 (Junho de 2001) 9-12
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Representações de Teatro Clássico no Portugal Contemporâneo (Nota Bibliográfica)», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 35 (Junho de 2001) 159-160
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Antígona breve. Eduarda Dionísio, Antes que a noite venha" in Máscaras Portuguesas de Antígona, Ágora, Suplemento 1 Ágora,. Aveiro, 2001. P. 141-160
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva e C. Abranches, Heródoto. Livro IV, Lisboa: Edições 70, 2001:Livro IV
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Antígona, o fruto de uma cepa deformada. Hélia Correia, Perdição" in Máscaras Portuguesas de Antígona, Ágora, Suplemento 1 Ágora,. Aveiro, 2001. P. 103-139
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Ramalho, A. da Costa" in Biblos - Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa. Lisboa, 2001. P. 591-594
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "A Antígona de Júlio Dantas: regresso ao modelo sofocliano" in Máscaras Portuguesas de Antígona, Ágora, Suplemento 1 Ágora,. Aveiro, 2001. P. 39-69
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Pereira, Maria Helena da Rocha" in Biblos - Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa. Lisboa, 2001. P. 52-55
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, Menandro. A Rapariga de Samos, Madrid, 2000
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Carlos MORAIS, A Gramática de Grego de João Jacinto de Magalhães no contexto Da Reforma Pombalina (Univ. de Aveiro, Departam. De Línguas e Culturas, 2000)», Humanitas. Coimbra. 52 (2000) 355
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «João Jacinto de MAGALHÃES, Novo Epítome da Grammática Grega de Porto-Real (Paris), 1770», Humanitas. Coimbra. 52 (2000) 355
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «J. A. LÓPEZ FÉREZ (ed.), La comedia griega y su influencia en la literatura española (Madrid, Ediciones Clásicas, 1999)», Humanitas. Coimbra. 52 (2000) 350-354
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «P. Totaro, Le Seconde Parabasi di Aristofane», Humanitas. Coimbra. 52 (2000) 346-349
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Os jogos olímpicos na Grécia antiga. Um certame de ideal e de glória" in Actas do 2º Congresso da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos “O espírito Olímpico no novo Milénio”. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2000. P. 57-72
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «O desafio das diferenças étnicas em Heródoto. Uma Questão de inteligência e de saber», Humanitas. Coimbra. 52 (2000) 3-26
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "La comédie, l’art le plus difficile entre tous" in Le rire des Grecs. Grenoble, 2000. P. 357-368
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «O romance grego - IV», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 34 (Dezembro de 2000) 9-13
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «O romance grego - III», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 33 (Junho de 2000) 9- 12
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, Aristófanes. Os cavaleiros, Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «O romance grego - II», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 32 (Dezembro de 1999) 9-12
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «XVI Festival de Teatro Greco- Latino de Segóbriga», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 31 (Junho de 1999) 174-175
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «O Estrangeiro na Comédia Grega Antiga», Humanitas. Coimbra. 51 (1999) 23-48
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «O romance grego - I», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 31 (Junho de 1999) 9-15
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Il Teatre al marc de la cultura grega i la seua pervivéncia dins la cultura occidental, a cura de J. Vicente Banuls, F. de Martino, C. Morenilla e J. Redondo», Griechisch-Romische Komodie und Tragedie III. Stuttgart. (1999) 161-167
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, "Le Portugal de nos jours et les représentations de théâtre grec" in Productions of Ancient Greek Drama in Europe during modern times. Atenas, 1999. P. 105-109
  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Os caminhos da honra e do amor ou O corpo de Helena de Paulo José Miranda», Ágora. 1 (1999) 57-74
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  •  Maria de Fátima Sousa e Silva, «Viagem de curso dos Finalistas de Filologia Clássica de Coimbra à Grécia e a Roma (1972)», Humanitas. Coimbra. 23-24 (1971-1972) 497-501
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