Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Doação de Corpos para a Ciência

Doação de cadáver para fins de ensino e investigação


“A carência de material humano para fins de ensino e investigação constitui uma realidade preocupante cuja dimensão tem aumentado drasticamente ao longo das últimas décadas, com substanciais e inevitáveis reflexos negativos no progresso das ciências da saúde e na for- mação dos profissionais desta área.
A dissecação de cadáveres e a sua utilização para fins de ensino e de investigação científica assume efectivamente um papel essencial e insubstituível na didáctica das ciências da saúde, revestindo-se de incontestável importância no âmbito da formação geral e especializada dos profissionais da saúde e na evolução do conhecimento nesta área do saber.”
DL nº274/99 de 22 de Julho
O Instituto de Anatomia Normal da Faculdade de Medicina da UC possibilita a realização da doação do corpo, através de Declaração própria, a todos os cidadãos residentes na Zona Centro do país (Distritos: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu). Os cadáveres que dão entrada no Instituto têm como finalidade a investigação e o ensino pré e pós graduado em Medicina de acordo com as normas enunciadas no Decreto-Lei nº274/99.

Antes da doação – o que deve saber:

· Circuito interno – FMUC
· Decreto-Lei nº274/99 de 22 de Julho

Doação – passos a seguir:
  • Preencher a Declaração de doação de corpo
  • Fazer o reconhecimento da assinatura pelo Notário
  • Enviar uma cópia da Declaração por correio ou entregar pessoalmente no Instituto de Anatomia Normal da FMUC

Através de contacto telefónico, poderá solicitar o envio de toda a documentação necessária para realizar a doação de corpo.

Nota: É possível preencher a Declaração de doação de corpo presencialmente no Instituto de Anatomia Normal da FMUC, mediante apresentação do BI/CC, sem necessitar de proceder ao reconhecimento da assinatura pelo Notário.

Contactos:

No momento da doação deve contactar o Instituto de Anatomia Normal da Faculdade de Medicina da UC.

Instituto de Anatomia Normal
Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Pólo das Ciências da Saúde – Subunidade 3
Azinhaga de Santa Comba – Celas
3000-548 Coimbra
Telefone: 239 85 77 68 (segunda a sexta, das 9h00 às 20h)
E-mail: jalexandre@fmed.uc.pt