Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Resenha histórica

Criada em 1290 pelo Rei D. Dinis, a Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa, contando desde a sua fundação com uma Faculdade de Medicina. A Faculdade de Medicina de Coimbra (FMUC) manteve-se como única escola médica de Portugal até 1825, altura em que foram criadas as Escolas Médico-Cirúrgicas de Lisboa e do Porto, transformadas em Faculdades em 1911, aquando da criação das respectivas universidades.

A 29 de Maio de 1956 foi inaugurado o novo e emblemático edifício da Faculdade de Medicina, na Rua Larga, junto ao Paço das Escolas, e em 1986, com a construção do novo Hospital da Universidade de Coimbra (HUC) em Celas, este abandonou as instalações dos antigos Colégios das Artes e de S. Jerónimo, que ocupava desde 1852. Na década de 1970, a FMUC decide criar a Licenciatura em Medicina Dentária que entra em funcionamento no ano lectivo de 1985/86. Para responder a este novo desafio é instituído, na década de 1990, o Departamento de Medicina Dentária, Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial, na área dos HUC, em Celas.

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) tem como principal missão, e compromisso, uma formação académica e clínica de excelência, em Medicina e Medicina Dentária, o que lhe tem permitido, através de uma estratégia formativa integrada e multidisciplinar, a formação de profissionais altamente qualificados. Para além disso, a FMUC apresenta uma oferta forte e consolidada em diferentes áreas das Ciências da Saúde, nomeadamente ao nível do 3º ciclo (doutoramento), mestrados integrados, cursos de formação avançada e mestrados de especialização.

Na linha de uma escola médica de vanguarda, a FMUC proporciona um ambiente científico estimulante para a realização de investigação biomédica de excelência, promovendo sinergias entre as áreas básicas e a clínica; para isso disponibiliza o acesso a infraestruturas de investigação e plataformas tecnológicas de ultima geração, que permite o desenvolvimento de projetos de investigação altamente diferenciados e competitivos. O ensino ministrado pela FMUC, através dos seus Serviços, Institutos e Clínicas, distribui-se pelo Polo I, no antigo edifício da Rua Larga, e pelo Polo das Ciências da Saúde (Polo III) onde se encontra o Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research (ICBR) e o Centro de Investigação em Meio-Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO). O ensino clínico é ministrado sobretudo no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) cuja proximidade física, técnica e científica com a FMUC garante condições únicas de interação e integração de ensino clinico e investigação. No edifício da Unidade Central encontram-se os órgãos de gestão e os serviços técnicos de apoio. A Área de Medicina Dentária dispõe de instalações próprias integradas no CHUC, onde, para além das aulas teóricas e práticas de simulação, decorre a forte componente da formação clínica do Mestrado Integrado em Medicina Dentária.