Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

FMUC distinguida no 30º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas

17 novembro

A Área de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, evidenciou, uma vez mais, o seu prestígio na produção de trabalhos de excelência, no âmbito da sua atividade clínica e de investigação, obtendo quatro primeiros prémios, em oito categorias possíveis, no 30º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorreu este mês, em Braga.

Dos mais de cem trabalhos aceites e apresentados no congresso, a FMUC venceu nas seguintes categorias:

Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Investigação pré-clínica”, atribuído ao trabalho O comprometimento do processo angiogénico pode diminuir o sucesso dos tratamentos endodônticos em ratos diabéticos, coordenado pelo Professor Manuel Marques Ferreira

Autores: Manuel Marques Ferreira, Paulo Matafome, Margarida Abrantes, Ana Coelho, Salomé Pires, Eunice Carrilho, Raquel Seiça e Maria Filomena Botelho

O trabalho teve como objetivo a avaliação da expressão de marcadores histopatológicos e angiogénicos em ratos diabéticos com indução de periodontite apical experimentalmente e comparar com ratos saudáveis. Os resultados demonstram que há uma diminuição da reparação tecidular, com presença de alterações vasculares e inflamatórias nos ratos diabéticos. Foi também observada uma maior percentagem de remodelação vascular e angiogénica em ratos saudáveis, quando comparado com ratos diabéticos. 


Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Investigação pré-clínica”

_______________________________________________________________________________________

Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Revisão Sistemática”, atribuído ao trabalho Os sistemas jato ar-água controlam a inflamação local na terapia periodontal de suporte? Revisão sistemática, coordenado pelos Doutores Orlando Martins e Daniela Santos Silva.

Autores: Ana Rita Costa, Daniela Santos Silva e Orlando Martins.

A periodontite severa é a 6ª patologia mundialmente mais prevalente, afetando 11% da população mundial. Após a fase ativa de tratamento segue-se a terapia periodontal de manutenção, que visa evitar a progressão/recorrência da patologia, recorrendo a vários tipos de instrumentos. A revisão sistemática comparou os sistemas de jato ar-água com as terapias periodontais convencionais, utilizados na terapia periodontal de suporte, avaliando resultados clínicos, microbiológicos e de conforto para o paciente. Concluiu-se que tanto os sistemas de ar-água como os convencionais apresentam eficácia clínica semelhante. Contudo os sistemas ar-água mostraram uma tendência para um melhor comportamento microbiológico sendo também mais seguros, rápidos e confortáveis para os pacientes.


Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Revisão Sistemática”

_________________________________________________________________________________________

Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Casos Clínicos”, atribuído ao trabalho Reimplante intencional como ponto de partida para uma abordagem multidisciplinar: relato de caso clínico, coordenado pelos Professores João Miguel Santos e Sérgio Matos.

Autores: João Miguel Santos, Joana A. Marques, Margarida Esteves, Vítor Sousa, Paulo J. Palma e Sérgio Matos.

O caso clínico descreve um dente com uma lesão periapical extensa, desde a sua raíz até ao nervo dentário inferior, tratado com uma técnica de reimplante intencional que permitiu a cicatrização do osso mandibular destruído pela lesão, contudo, passados 18 meses, desenvolveu uma reabsorção radicular externa e teve de ser extraído. Concomitantemente, foi realizada uma técnica para regeneração/preservação do osso alveolar, com recurso a L-PRF, de modo a possibilitar a obtenção de uma arquitetura óssea favorável à colocação de um implante dentário.


Primeiro Prémio na categoria de “Comunicação Oral de Casos Clínicos

_________________________________________________________________________________________

Primeiro Prémio na categoria de “Poster de Casos Clínicos”, atribuído ao trabalho Classe II esquelética severa tratada com distração mandibular e cirurgia ortognática, coordenado pelo Professor Francisco Vale.

Autores: Madalena Ribeiro, Filipa Marques, Anabela Paula, Catarina Nunes, Inês Francisco e Francisco do Vale

O caso clínico descreve uma abordagem ortodôntico-cirúrgica inovadora no tratamento de uma jovem adulta portadora de retrognatia e hipoplasia mandibular severas. A técnica e o dispositivo médico utilizado (distractor dento-ancorado) permitiram o total restabelecimento da morfologia, dimensão e posição dos maxilares, melhorando significativamente a estética facial e auto-estima, função mastigatória e função respiratória da doente.

O aparelho distractor utilizado na técnica cirúrgica foi desenvolvido pelo Instituto de Ortodontia da FMUC em parceria com o Serviço de Cirurgia Maxilo-facial do CHUC e objecto de publicação recente na revista científica Bioengineering.


Primeiro Prémio na categoria de “Poster de Casos Clínicos