Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Apresentação pública do Projeto CôaMedPlants

26 junho
A Investigadora do iCBR-FMUC, Célia Cabral, na apresentação do Projeto CôaMedPlants
A Investigadora do iCBR-FMUC, Célia Cabral, na apresentação do Projeto CôaMedPlants
© DR

Realizou-se recentemente a Apresentação Pública dos 7 projetos financiados pela FCT para o estudo do Vale do Côa, num total de 2 milhões de euros.

A cerimónia, promovida pela FCT e a Fundação Côa Parque, contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, da Presidente da FCT, da Secretária de Estado para a Valorização do Interior, dos Reitores e Representantes das Instituições que obtiveram financiamento, de Representantes de Entidades Locais e dos Coordenadores dos Projetos.

Um dos dos projetos financiados pela FCT - CôaMedPlants - é coordenado pela Investigadora do iCBR-FMUC, Doutora Célia Cabral.  

CôaMedPlants é um projeto inovador de investigação interdisciplinar, que visa a preservação do património cultural relacionado com as práticas com plantas medicinais do Vale do Côa, e a valorização através da validação científica das suas propriedades baseadas na caracterização bioquímica, estudo de atividades biológicas e mecanismos de ação dos seus extratos. O projeto será focado na doença do fígado gordo não-alcoólico (NAFLD, do Inglês Non-Alcoholic Fatty Liver Disease)/esteatohepatite não alcoólica (NASH, do Inglês Non-Alcoholic Steatohepatitis), condição que está associada a alimentação e estilos de vida não saudáveis e que pode culminar em cirrose e hepatocarcinoma.

Para mais informações sobre o Projeto CôaMedPlants clicar aqui.