Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

EURETINA Clinical Research Award para os investigadores Rufino Silva e Inês Laíns

7 outubro
Rufino Silva e Inês Laíns
Rufino Silva e Inês Laíns
© OftalPro

O projeto inovador em oftalmologia Metabolomics: A Tool for Investigating the Progression of Age-related Macular Degeneration” dos investigadores da AIBILI - Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, Professor Rufino Silva e Doutora Inês Laís, foi distinguido com o EURETINA Clinical Research Award, prémio que distingue personalidades que conduzem de forma ativa investigação clínica na área da retina médica, que potenciem conhecimento destas patologias e consequentemente a melhoria dos tratamentos disponíveis.

De acordo com Nota de Imprensa da AIBILI, o projeto premiado permitirá desenvolver um estudo inovador que utiliza a metabolómica (análise de pequenas moléculas em amostras biológicas), para identificar marcadores de progressão da degenerescência macular da idade (DMI). A DMI é uma das principais causas de cegueira a nível mundial. Atualmente, não é possível prever de forma fiável quem são as pessoas com DMI que vão progredir para as formas avançadas, que levam a cegueira causada por esta doença. Este estudo vem colmatar essa falha e contribuir para identificar possíveis alvos terapêuticos para desenvolver novos medicamentos para a DMI. Este projeto vai ser desenvolvido em colaboração com o Massachusetts Eye and Ear (MEE)/ Harvard Medical School em Boston, nos Estados Unidos, onde a Doutora Ines Laíns é também investigadora. 

Rufino Silva é Professor Associado de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Diretor da Seção de Retina do serviço do Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e investigador principal de estudos clínicos na AIBILI. Inês Laíns é doutorada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e investigadora da Harvard Medical School, em Boston, e da AIBILI.

 AIBILI é uma organização privada sem fins lucrativos, destacando-se na investigação clínica europeia na área do medicamento e dispositivos médicos com particular relevo para a investigação em oftalmologia. O principal objetivo é a transferência de tecnologia na área da saúde através da investigação translacional.

(AIBILI)