Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Investigadores da FMUC distinguidos pela Sociedade Portuguesa de Neurologia

12 novembro
os investigadores Flávio Reis, Sofia Viana, Inês Preguiça e Filipe Palavra
os investigadores Flávio Reis, Sofia Viana, Inês Preguiça e Filipe Palavra
© DR

Uma equipa de investigadores da FMUC foi distinguida com a Bolsa Pereira Monteiro de Apoio à Investigação Translacional em Neurologia, no valor de 10 mil euros, atribuída, pela primeira vez, pela Sociedade Portuguesa de Neurologia, no seu Congresso anual. A equipa, liderada por Filipe Palavra, neurologista no Hospital Pediátrico de Coimbra, é constituída por Inês Preguiça, Flávio Reis e Sofia Viana (investigadora responsável). 

O foco do projeto é a validação de uma tecnologia com registo de pedido de patente europeu que visa refinar a administração de fármacos por via oral a animais de laboratório, minimizando variáveis associadas a stress e disrupção metabólica que conspurcam os modelos de doença neurológica e, com isso, inviabilizam uma translação de conhecimento mais eficaz para a abordagem da doença humana.

A Bolsa Bolsa Pereira Monteiro de Apoio à Investigação Translacional em Neurologia visa promover o trabalho em investigação de translação, que possa vir a impactar na assistência clínica à pessoa com doença neurológica. Homenageando o nome do Prof. Pereira Monteiro, este é um incentivo concedido pela Sociedade Portuguesa de Neurologia aos médicos que desejem desenvolver trabalhos de investigação com uma forte componente laboratorial.