AULAS
Os docentes poderão recorrer à plataforma Colibri/Zoom para a realização de conferências Web, em tempo real, para grupos alargados de alunos, o que poderá revelar-se particularmente adequado à substituição de aulas teóricas ou teórico-práticas. Esta plataforma tem um caráter oficial e é suficiente o registo com as credenciais já utilizadas no acesso às plataformas UC.
É também possível beneficiar de apoio prévio à sua utilização em salas próprias para o efeito, com o apoio do GAVI, mediante marcação através do endereço informatica@fmed.uc.pt
|
Instalação do "Zoom" |
|
|
Reuniões e webinars no "Zoom" |
|
|
Como agendar reuniões no “Zoom” |
|
|
Criação, agendamento e gestão de sessões |
|
|
Quizzes e testes de escolha múltipla em reuniões |
|
|
Relatórios de Reuniões/Aulas |
|
|
Salas Simultâneas |
VIDEOS
Trata-se aqui de preparar e gravar conteúdos em formato de vídeo ou gravação de ecrã (screencasting) para alojar de forma duradoura no portal Educast, que se constitui como um repositório para distribuição simples de conteúdos letivos, permitindo o seu acesso e pesquisa a alunos da Universidade de Coimbra, mediante autenticação prévia. A produção destes conteúdos (vídeos e slides narrados que devem ser de curta duração, e alguma informalidade) pode ser realizada com o apoio de outros docentes que já utilizam estas ferramentas ou por colaboradores da FMUC, na fase inicial da implementação, nas já referidas salas de apoio informático, com o apoio do GAVI, mediante marcação através do endereço informatica@fmed.uc.pt,
São três os passos que devem ser seguidos:
|
a) produção dos conteúdo Software para aulas para produção/gravação de conteúdos para posterior colocação em repositório: "Zoom" |
Siga estas instruções |
| b) colocação dos conteúdos em repositório “Educast” |
Direitos de autor no "Educast"Aceda aqui |
| c) disponibilização dos links para visualização dos conteúdos no Nonio. | Siga estas instruções |
| | |
PowerPoint Narrado, Veja como neste tutorial do Youtube
Videocast
Com o Videocast é possível fazer a transmissão de vídeo em direto para todo o mundo, via Internet, sem anúncios ou interrupções. O conteúdo é partilhado de forma simples, através de uma página web com chat integrado, sendo possível partilhar uma aula ou formação com todos os que tenham acesso ao link de transmissão (com opção de controlo por palavra-chave). O serviço é compatível com os principais browsers de internet e dispositivos móveis (smartphones e tablets). https://videocast.fccn.pt/
NAU
A plataforma NAU – Sempre a Aprender, disponibiliza acesso a cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course). Caso a sua instituição ative planos de contingência com os seus colaboradores em regime de teletrabalho, poderão dar-lhes a oportunidade melhorar as suas competências em várias áreas do conhecimento. Veja os cursos disponíveis na NAU. https://nau.edu.pt/
Filesender
Com um limite de envio máximo de 100 GB, o Filesender assume-se como a melhor opção para a partilha segura de ficheiros. O Filesender foi desenvolvido tendo em conta requisitos específicos da comunidade académica e científica, permitindo, contudo, que qualquer pessoa possa receber os ficheiros. Esta é a melhor opção para aqueles ficheiros que são demasiado grandes para ser enviados por email. https://filesender.fccn.pt/
Screencast-o-matic
Tutorial do youtube sobre como utilizar o Screencast-o-matic, intitulado "Beginner's Guide to Screencast-O-Matic's Free Screen Recorder":
Recomendações de segurança
Microsoft Teams é o centro para a colaboração em equipa no Office 365 que integra pessoas, conteúdos e ferramentas para a equipa ser mais produtiva.
Quer esteja dentro de uma sala de aula ou numa ligação remota, pode aceder às ferramentas de que precisa para gestão da sala de aula e envolvimento dos alunos com o Office 365 Educação.
1. Aceda a https://teams.microsoft.comPode aceder ao seu Teams, seguindo estes passos simples:
2. Siga as instruções e introduza as suas credenciais do Office 365 quando lhe for solicitado:
Estudantes- ucNNNNNNNNNN@student.uc.pt
Professores e Pessoal- Técnico ucNNNNN@uc.pt
(Substituir os N’s pelo número de estudante ou número mecanográfico)
Obter a aplicação https://products.office.com/pt-pt/microsoft-teams/download-app
Avaliação
O que quero fazer? |
A que recursos e instrumentos posso recorrer? |
|
- Um teste escrito, sem vigilância |
|
|
- Um teste/exame escrito, com vigilância |
· ZOOM + Microsoft Forms |
|
- Uma avaliação prática, ou de outro tipo (não baseada em testes) |
· Submissão de Trabalhos (NÓNIO, funcionalidade de “Submissões de Trabalhos”) · Apresentação de Casos Clínicos (NÓNIO em “Submissões de Trabalhos”) + ZOOM (com defesa e feedback do docente) · Resolução de Fichas de Trabalho (handouts): Microsoft Forms · Defesas/Orais (ZOOM) · Portefolios (compilação de evidências de aprendizagem: relatórios, fichas, fotografias, vídeos) - Filesender |
Microsoft Forms
Pode aceder ao seu Forms, seguindo estes passos simples:
1. Aceda a https://forms.office.com
2. Siga as instruções e introduza as suas credenciais do Office 365 quando lhe for solicitado:
Estudantes- ucNNNNNNNNNN@student.uc.pt
Professores e Pessoal- Técnico ucNNNNN@uc.pt
(Substituir os N’s pelo número de estudante ou número mecanográfico)
Não se esqueça de adicionar dois campos para registo do nome do aluno e número de estudante.
Indique o número de perguntas existentes no questionário, por exemplo no Subtítulo do questionário.
Na definições do questionário pode:
-
Indicar que apenas membros da UC podem responder ao questionário. Os alunos têm que autenticar com o e-mail de estudante para responder. Ficará registado o nome completo e e-mail do aluno.
-
Pode indicar que o aluno apenas pode responder uma vez.
-
Indicar data/hora inicio e fim em que o questionário está disponível. Neste caso informe o aluno que se não Submeter o questionário antes da hora fim não ficará registado nenhuma resposta.
-
Misturar perguntas, Microsoft Forms baralha aleatoriamente a ordem das perguntas apresentadas. Desta forma, cada participante vê as perguntas numa sequência diferente. A predefinição é apresentar as perguntas a cada participante pela mesma ordem em que criou o formulário. Esta opção não fica activa caso tenha secções no formulário. Bloqueie a duas primeiras perguntas que devem corresponder à identificação do aluno.
Pode partilhar o questionário com os seus colegas tanto para a construção deste como na avaliação.
No dia da avaliação partilhe o link do questionário:
- Na sala ZOOM, utilizado o Chat/Bate-bapo.
- Na respetiva Unidade Curricular no Nónio.
Guião de procedimentos para exames à distância (docentes) – divulgado a 07.05.2020
Guião de procedimentos para exames à distância (alunos) - divulgado a 18.05.2020
Divulgação do Webinar – avaliação à distância - 11 e 12 de maio de 2020
Divulgação do Webinar – Vigilância e comunicação – 25.05.2020
Contactos de Apoio
Gabinete de Educação Médica
Hugo Camilo
gem@fmed.uc.pt | 239 857 735
Gabinete de Apoio Audiovisual e Informático
Diná Trindade | Miguel Santos
informatica@fmed.uc.pt | 239 857 739