Neutrophils infiltration through blood-brain barrier in traumatic brain injury: Role of CXCL8brainINVASION - Neutrophils infiltration through blood-brain barrier in traumatic brain injury: Role of CXCL8 |
Descrição
O traumatismo crânio-encefálico (TCE) é uma condição neurológica que afeta milhões de doentes todos os anos. Apesar da elevada prevalência do TCE e das suas severas consequências, as terapias disponíveis têm-se focado somente em tratar os efeitos agudos, sem qualquer impacto nas consequências a longo prazo desta patologia, com exceção de terapias de ocupacionais e de reabilitação física. Os efeitos do TCE que melhor têm sido descritos são a excitotoxicidade, o edema cerebral e a neuroinflamação. No entanto, a maioria dos ensaios clínicos que se têm focado nestes efeitos têm falhado ou mostraram ser apenas parcialmente eficazes a tratar efeitos secundários sem qualquer impacto a longo prazo.
Assim, o projeto brainINVASION pretendeu demonstrar que os neutrófilos são capazes de migrar através da barreira hematoencefálica em contexto de TCE, tirando partido das duas vias de transporte paracelular e transcelular. Além disso, objetivamos que esta transmigração dos neutrófilos é mediada pela CXCL8, através da ativação do seu recetor CXCR2.
Deste modo, o projeto procurou colmatar a falta de abordagens terapêuticas especificas para o TCE, descobrindo a transmigração dos neutrófilos como um mediador chave das consequências nefastas do TCE, no que diz respeito à função cerebral, mostrando o eixo CXCL8-CXCR2 como uma terapia inovadora no contexto do TCE.
|
Entidade financiadora: FCT Início do projeto: 01/2022 Final do projeto: 12/2023 Financiamento total: 49.990,48€ Coordenador: Universidade de Coimbra PI UC: Ricardo Leitão |
|
|
