Radiation Physics and Biology at cellular level: towards the optimization of clinical dosimetry
|
Descrição
O projeto Cell.DOT propõe uma abordagem inovadora para melhorar a dosimetria clínica em terapias com radiação dirigidas (TRT), que incluem terapias com radiofármacos (RPT) e terapias de radiossensibilização (RST). Ao contrário da radioterapia externa, que utiliza prescrições baseadas na dose absorvida, a TRT ainda é aplicada com base em quantidades fixas de atividade, desconsiderando variabilidade individual. O projeto Cell.DOT visa superar este modelo "tamanho único", desenvolvendo métodos para estimar com precisão a distribuição e os efeitos biológicos da radiação ao nível celular e subcelular.
Para isso, o projeto Cell.DOT integra modelação físico-química, técnicas de imagem avançadas e biologia 3D, recorrendo a esferoides celulares como modelos que replicam nichos metastáticos. O objetivo é prever com maior fidelidade a resposta biológica em diferentes cenários de TRT, reduzindo incertezas na dosimetria e melhorando a segurança e eficácia do tratamento. Os principais beneficiários incluem físicos médicos e médicos radio-oncologistas, com impacto clínico esperado a médio/longo prazo para os doentes oncológicos.
|
Entidade financiadora: FCT Início do projeto: 01/2025 Final do projeto: 12/2027 Financiamento total: 249.782.40€ Coordenador: IST-ID, ASSOCIAÇÃO DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO PARA A INVESTIGAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO Consórcio: Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico do Porto, IST-ID, Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento, LIP, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas – Associação para a Investigação e o Desenvolvimento. PI UC: Ana Salomé Pires Lourenço |
![]() |
