/ Projetos Financiados

PLANTS4AGEING

Potential of Aromatic and Medicinal Plants in Cardiovascular Ageing

PLANTS4AGEING – Potential of Aromatic and Medicinal Plants in Cardiovascular Ageing

Descrição


O PLANTS4AGEING está organizado em quatro pilares fundamentais - Conservação, Valorização, Formação e Promoção. Na Conservação pretende-se implementar estratégias de conservação in vitro das plantas selecionadas e para a espécie mais promissora em termos de bioatividades, otimizar técnicas de micropropagação para a produção em larga escala vegetal.

Na Valorização é nosso objetivo acrescentar valor às plantas aromáticas e medicinais (PAM), contribuindo para a diversificação económica e desenvolvimento sustentável da região. As espécies alvo crescem naturalmente na região piloto e já mostraram efeitos benéficos no sistema cardiovascular em ensaios prévios do nosso grupo. A vertente que agora pretendemos explorar tem como base o envelhecimento da população e a elevada prevalência das doenças cardiovasculares (envelhecimento cardiovascular). As PAM têm sido exploradas noutras vertentes, mas a nível cardiovascular desconhece-se a existência de um produto que retarde a senescência. Para concretizar este objetivo, os extratos das plantas (volátil e fenólico) serão isolados e caracterizados e o potencial anti-inflamatório e seroterapêutico avaliado em modelos de senescência validados. Para o extrato/composto mais promissor será explorado o mecanismo de ação e desenvolvido um método de encapsulação garantindo a biodisponibilidade, eficiência e segurança do extrato/composto encapsulado.

Na Formação pretende-se criar um polo de formação especializada em PAM. As ações formativas destinam-se a: 1) produtores de PAM e técnicos de propagação de material vegetal; 2) alunos do ensino superior das áreas da saúde e 3) desempregados/população em geral.

Na Promoção serão desenvolvidas atividades integradas na iniciativa Escola Ciência Viva para consciencializar e motivar as faixas etárias mais jovens. Também, a aposta num formato disruptivo de promoção de literacia científica está prevista com a organização de um Encontro de Ciência. Este pilar contribuirá para uma sociedade mais envolvida com a ciência e mais consciente do valor do património local e a importância de o preservar.

Entidade financiadora: BPI/Fundação La Caixa e Fundação para a Ciência e Tecnologia

Início do projeto: 09/2022

Final do projeto: 08/2025

Financiamento total: 311.563€

Coordenador: Universidade de Coimbra

Consórcio: Universidade de Salamanca, Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Centro Ciência Viva da Floresta, QualityPlant, Lda.

PI UC: Mónica Zuzarte