International Network for Translating Research on Perinatal Derivatives into Therapeutic Approaches

SPRINT - International Network for Translating Research on Perinatal Derivatives into Therapeutic Approaches

Descrição


As células estaminais são muito promissoras no domínio da medicina regenerativa e existem muitas fontes de onde podem ser obtidas. Na última década, foi demonstrado que diferentes tecidos perinatais albergam uma vasta gama de células estaminais com potencial terapêutico. Este campo de investigação relativamente novo está a expandir-se rapidamente e a sua relevância é apoiada pelo recente aparecimento de ensaios clínicos na Europa e em todo o mundo.

Há, no entanto, muitas questões que têm de ser abordadas para garantir a otimização dos resultados da investigação e da interpretação dos dados da experimentação clínica. Estas questões vão desde a necessidade de chegar a um consenso sobre a nomenclatura e as técnicas de isolamento, caraterização e criopreservação, até questões mais avançadas, como a recolha de dados e de conhecimentos especializados para compreender e explorar os mecanismos e as ações terapêuticas dos derivados perinatais. É também necessário identificar as lacunas no conhecimento e a forma como a investigação em colaboração as pode colmatar.

A Rede Internacional SPRINT incluiu participantes com um vasto conhecimento em investigação fundamental, ensaios clínicos, assuntos regulamentares e indústria biomédica. A SPRINT uniu forças para reforçar os conhecimentos no terreno e ultrapassar os estrangulamentos da translação das aplicações terapêuticas inovadoras de tecidos, células e fatores derivados perinatais.

Entidade financiadora: União Europeia – COST Action

Início do projeto: 10/2018

Final do projeto: 04/2023

Coordenador: Università Cattolica del Sacro Cuore

Consórcio: https://www.sprint-cost.org/working-groups

PI UC: Maria Filomena Botelho

Website do projeto: https://www.sprint-cost.org/