![]() |
Valorization of food wasteVIDA - Valorization of food waste |
Descrição
O uso de vesículas de origem vegetal, embora ainda com estudos incipientes, apresenta várias vantagens em relação às vesículas animais amplamente exploradas como, por exemplo, elevada estabilidade, ausência de toxicidade, baixa imunogenicidade e baixo custo, para além de contribuir para o reaproveitamento de partes de plantas subvalorizadas industrialmente reforçando, desta forma, a economia circular. No entanto, pouco se sabe sobre a interação e afinidade destas vesículas com as células humanas, limitando o seu uso na clínica.
Assim, este projeto pretende avaliar, pela primeira vez, a interação de vesículas vegetais, com potenciais células recetoras de diferentes origens (cardíacas, neuronais, pulmonares, gastrointestinais e hepáticas). Para este propósito pretende-se recorrer a uma técnica emergente na área, a microscopia de fluorescência temporalmente resolvida (FLIM), que permitirá traçar, em tempo real, o comportamento subcelular das vesículas e perceber se a sua origem condiciona a afinidade e interação com as células-alvo.
Globalmente, o projeto VIDA, abrirá portas para novas linhas de investigação multidisciplinar, permitindo o desenvolvimento de estratégias de entrega de fármacos direcionadas e mais eficazes.
|
Entidade financiadora: Santander Universidades Início do projeto: 07/2023 Final do projeto: 12/2024 Financiamento total: 20.000€ Coordenador: Universidade de Coimbra PI UC: Mónica Zuzarte |
|
|

