Escolas influenciam hábitos alimentares das crianças
A dieta desempenha um papel preponderante na etiologia da cárie dentária. Nesse sentido, a escola é um parceiro crucial nesta missão, dado que as crianças consomem 2 a 3 das suas refeições diárias neste ambiente, transformando-o numa local chave para a aquisição e/ou consolidação de hábitos alimentares saudáveis.
O Instituto de Odontopediatria e Medicina Dentária Preventiva (FMUC) realizou, no ano letivo 2024/2025, um estudo preliminar para avaliação dos menus de almoço fornecidos ao pré-escolar numa amostra de escolas da Região Centro, não tendo sido observadas variações significativas ao nível do valor calórico das refeições entre as instituições avaliadas, o que aponta para um cumprimento generalizado das recomendações energéticas da Direção-Geral da Saúde (DGS). Quanto ao potencial cariogénico das refeições fornecidas, identificaram-se ligeiras diferenças entre as escolas, públicas e particulares, não sendo estatisticamente significativas.
Os resultados deste estudo reforçam o apelo a políticas públicas que garantam uma alimentação que seja, não apenas equilibrada e acessível, mas também protetora de uma boa saúde oral nas crianças.
Sublinha-se igualmente a importância da promoção e manutenção de hábitos alimentares saudáveis por parte dos pais de modo a criar hábitos duradouros, sendo reconhecido que o sucesso na prevenção da cárie dentária exige uma responsabilidade partilhada.