Editorial

Este é o primeiro Editorial que escrevo que não vai ser lido pelo António Jorge Ferreira, um leitor assíduo e confesso adepto da Voice*MED. A sua partida, tão prematura quanto inesperada e dolorosa, deixa um vazio difícil de preencher e esquecer. O António Jorge era uma pessoa demasiado bondosa, disponível, generosa. Uma pessoa com quem sempre podíamos contar, para tudo. Talvez esse tenha sido o problema. O António Jorge era a pessoa que pairava sempre nos nossos espíritos, para toda e qualquer missão ou desafio. E nunca nos disse que não. E ainda hoje, quando já sabemos que não poderemos contar com a sua presença, com a sua ajuda, o nome do António Jorge é aquele que de imediato surge quando há que identificar pessoas boas, competentes, capazes, empreendedoras, para o ensino, para a gestão ou para a investigação. Não está fisicamente connosco, mas continua bem presente no espírito de todos nós, a inspirar-nos e dar-nos alento para levarmos por diante o objetivo de defender e honrar a sua FMUC, que tão bem e orgulhosamente serviu durante tantos anos, aos mais diversos níveis. Com um sorriso fácil e contagiante, a sua partida não deixou ninguém indiferente. Em todos aqueles que tiveram a honra de com ele conviver, partilhar, aprender, deixa uma marca que transportaremos, para sempre, connosco, com orgulho, carinho e admiração. Uma ausência a que ainda não nos conseguimos habituar, uma partida que deixou uma onda de tristeza, consternação e saudade, apenas possível com pessoas com o carácter, a grandeza, a magnanimidade do António Jorge. Deixaste-nos, sem avisar e sem direito a um adeus, mas não nos esqueceremos de ti. Sentimos muito a tua falta, Amigo.

Por tudo isso, e muito mais, prestamos nesta Voice*MED uma singela homenagem ao António Jorge. E o espaço para perpetuar a sua memória, encontramo-la na rubrica “Do curso de Medicina”, com alguns testemunhos daqueles que consigo partilharam momentos marcantes e inesquecíveis e para quem o António Jorge será sempre uma referência.

Em 4’33’’, o Diretor da Faculdade, Carlos Robalo Cordeiro, faz um apanhado daquilo que foram os seus mandatos e revela as cinco razões que o movem e motivam para um quarto mandato à frente da FMUC. Facilmente se percebe o muito que já foi feito, mas também os enormes desafios que a FMUC tem pela frente nos próximos tempos. Um dos grandes projetos do atual Diretor foi a reforma pedagógica do MIM e MIMD.

Para conhecermos em maior detalhe a revisão do MIM, ouvimos, em “Isto é FMUC”, Filipe Caseiro Alves, o grande responsável e estratega desta iniciativa, que será um enorme contributo para atualizar e melhorar o ensino e aprendizagem na FMUC, e que melhor sirva os interesses formativos dos nossos alunos, com formação de médicos melhor preparados para os desafios da atualidade.

Em “Fora da Medicina”, vamos conhecer a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a receita que permite preparar alguns dos nossos melhores Chefs.

Agora é hora da Voice*MED ir descansar e desfrutar de uns merecidos dias de repouso. A todos desejo umas excelentes férias, que sirvam para descansar e recuperar forças para os desafios que se seguirão.

Henrique Girão

voltar à newsletter