Prevenir o desenvolvimento de Perturbações Emocionais

Estudo de aceitabilidade, viabilidade e eficácia de uma adaptação do Protocolo Unificado para a população com níveis subclínicos de sintomatologia ansiosa e depressiva

Duration

01/01/2022

Funding

FCT - Individual Fellowship

A presença de sintomatologia subclínica de depressão e/ou ansiedade tem um impacto negativo na vida dos sujeitos, afetando o seu funcionamento, qualidade de vida, aumentando a utilização dos serviços de saúde, bem como aumentando o risco de desenvolver uma Perturbação Emocional (PE). Dada a proporção de doentes com esta sintomatologia, é importante desenvolver intervenções adequadas para intervir nesta população. O Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico das Perturbações Emocionais (PU) intervém ao nível dos mecanismos transdiagnósticos (e.g., neuroticismo) das PE, e tem-se revelado eficaz com diferentes populações e contextos.

Assim, este projeto pretende desenvolver uma versão breve do PU (PU-PREVENT), em formato grupal, com o objetivo de prevenir o agravamento da sintomatologia ansiosa e/ou depressiva e, consequentemente, um diagnóstico de PE. Neste sentido, será realizado um estudo piloto para averiguar a aceitabilidade e viabilidade da versão desenvolvida e, posteriormente, será efetuado um ensaio clínico randomizado (RCT) para avaliar a aceitabilidade, viabilidade e eficácia do PU-PREVENT, na redução da sintomatologia depressiva e/ou ansiosa, nos mecanismos transdiagnósticos, nas dificuldades de regulação emocional, na qualidade de vida, no afeto positivo/negativo, bem como no risco de desenvolvimento de uma PE. Será ainda analisado o custo-eficácia da intervenção.