Violência nas relações de intimidade

Uma abordagem diádica a partir dos modelos evolucionários

Duration

01/01/2019 - 31/12/2023

Funding

FCT - Individual Fellowship

A violência nas reações de intimidade (VRI) é reconhecida internacionalmente como problema de saúde pública, com graves consequências físicas, psicológicas e relacionais, e impacto socioeconómico. Apesar dos progressos jurídicosociais, traduzidos em intervenções cada vez mais especializadas para agressores e vítimas, não existem modelos psicológicos explicativos da VRI que considerem o papel das variáveis evolucionárias, e que se fundamentem no estudo da díade (agressor/vítima) enquanto casal.

A compreensão do ajustamento diádico e dos mecanismos subjacentes à (des)regulação do afeto em sujeitos envolvidos em dinâmicas violentas nas relações de intimidade, que parecem impedir um coping adaptativo em situações de conflito conjugal, é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de intervenção adequadas e eficazes.

Privilegiando uma abordagem diádica, este estudo pretende analisar como a vergonha, associada à desregulação do afeto, se relaciona com experiências prévias de calor/afeto e segurança, influenciando estratégias disfuncionais de coping com a vergonha e, consequentemente, com o conflito conjugal.