Os estudantes do Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo (FPCE-UC e FEUC) participaram em duas iniciativas para pensar problemas sociais na Baixa de Coimbra e para idear soluções para os mesmos. As atividades do Bootcamp e da Caminhada decorreram no âmbito de uma parceria entre o MISIE, na unidade curricular Atividades Extracurriculares, e a ISII – Incubadora de Inovação e Investigação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
As metodologias de walktrough e de bootcamp visaram promover um espaço co-construção de uma rede colaborativa entre participantes envolvendo estudantes e organizações da economia social com intervenção na Baixa de Coimbra.
A caminhada de dia 11 de abril de 2025 pretendeu desenvolver um diagnóstico ecossocial baseado num mapeamento da zona de intervenção ao nível dos problemas físicos, económicos, sociais, culturais e ambientais. A caminhada teve cinco trajetos, co-planeados com organizações da economia social, que guiaram os diferentes grupos de estudantes e professores, nomeadamente a Cáritas Diocesana de Coimbra, a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Coimbra, o Jazz ao Centro Clube (JACC) e a AKTO - Direitos Humanos e Democracia.
O Bootcamp, realizado nos dias 2 e 3 de maio de 2025 no CES no Colégio da Graça, focou-se num processo geração de ideias de projetos para a solução dos problemas identificados. Foi co-organizado entre a ISII e o MISIE e teve como dinamizadora a 4iS Inovação Social de Aveiro. Foram organizados cinco grupos de estudantes em torno de categorias resultantes do diagnóstico. Participaram neste Bootcamp os parceiros AKTO, JAAC e EAPN que deram feedback ao trabalho dos grupos. No final, os grupos foram desafiados a concorrer à incubação dos seus projetos na ISII.
Deixamos agradecimentos especiais à Claúdia Carvalho da ISII CES, ao João Rosa e ao Tiago Castro da 4iS, aos docentes do MISIE Sónia Guadalupe, António Carvalho e Sílvia Ferreira, a cada profissional que representou os parceiros da economia social, designadamente Susana Lima, Ana Rita Brito, Andrea Campos, Rui Sousa, Rodrigo Branco, José Miguel Pereira, ao Alexandre Carvalho pelo registo, e aos estudantes participantes pelo seu compromisso e entrega.