Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Delfim Ferreira Leão





Delfim Leão


Doutor em História da Cultura Clássica, pela Universidade de Coimbra, onde é atualmente Professor Catedrático e Diretor da Imprensa.Tem vindo a desempenhar funções variadas de gestão universitária, científica e de extensão à comunidade (e.g. Diretor do Conselho Pedagógico, Coordenador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Presidente da Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior, Presidente dos Festivais de Teatro de Tema Clássico, Presidente da International Plutarch Society). Investigador responsável pelo projeto Plutarch and the Founding of a European Identity, recebeu em 2004 o Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa (FCT/União Latina).

É Editor-in-Chief da série Brill’s Plutarch Studies, sendo autor e coautor de várias centenas de comunicações e publicações científicas, em particular nas áreas de história antiga, direito grego, teoria política na Antiguidade, pragmática teatral e escrita romanesca. Ao longo da última década, tem desenvolvido atividade contínua na área da publicação académica, das Humanidades Digitais e do Acesso Aberto, sendo responsável pelo desenvolvimento da plataforma UC Digitalis e Membro do Grupo de Trabalho para a Política Nacional de Ciência Aberta, a convite da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Representa Portugal no core group do consórcio OPERAS (Open Access in the European Research Area through Scholarly Communication).


Fotografia: UC | Paulo Amaral