Projeto

O “GREENFISHINGPORT: Projeto-Piloto de Porto de Pesca Autossustentável” consiste no desenvolvimento de um modelo experimental de gestão ambiental para o porto de pesca de Lagos, visando a promoção da sustentabilidade ambiental assente na utilização consciente de recursos e redução da produção de resíduos, bem como no aproveitamento e valorização dos resíduos produzidos.

Trata-se de um projeto de interesse coletivo promovido pelo Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra, que pretende dinamizar e promover gestão ambiental dos portos de pesca da região do Barlavento do Algarve, orientada para o aproveitamento e valorização de resíduos e efluentes que se acumulam em grande volume nas zonas portuárias, promovendo assim uma gestão sustentável da orla costeira e a proteção e conservação do meio marinho e biodiversidade da região.

Através de uma modelo de atuação em parceria envolvendo os stakeholders e atores-chave locais, o projeto GREENFISHINGPORT pretende desenvolver e testar um modelo de gestão integrada dos portos de pesca, favorecendo ao mesmo tempo a criação de novas empresas e empregos ligados à valorização e transformação dos resíduos efluentes.

O projeto GREENFISHINGPORT promove a cooperação entre a I&D+i e o sector das pescas, possuindo características inovadoras a nível local, regional e nacional, visto tratar-se de um projeto-piloto para a criação de um modelo de gestão integrada dos resíduos da atividade piscatória, único a nível nacional, englobando uma vertente de valorização económica e transformação, dinamizando uma forte incorporação dos resultados da I&D e Inovação nos processos de produção e de gestão de recursos marinhos.

Neste sentido, o GREENFISHINGPORT visa o desenvolvimento económico das zonas costeiras de forma sustentável, enquadrando-se na Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Pesca Barlavento do Algarve.

OBJETIVOS GERAIS

  • Analisar a qualidade ambiental do Porto de Pesca de Lagos;
  • Testar e validar medidas de sustentabilidade ambiental;
  • Desenvolver produtos inovadores a partir da valorização de resíduos produzidos no porto;
  • Elaborar um plano de gestão ambiental;
  • Promover e disseminar as soluções encontradas.

DESTINATÁRIOS DO PROJETO

  • COMUNIDADES PISCATÓRIAS E COSTEIRAS do território-alvo da intervenção do GAL Pescas do Barlavento do Algarve, em particular do concelho de Lagos;
  • DOCAPESCA Portos e Lotas S.A. – esta operação encontra-se enquadrada na sua estratégia para a criação de condições para a implementação dos portos de pesca autossustentáveis;
  • STAKEHOLDERS – quer no setor da pesca, quer em áreas relacionadas com o tratamento, utilização e valorização de resíduos ou by-products.

PLANO DE AÇÃO

Diagnóstico inicial da Qualidade Ambiental

Diagnóstico do Porto de Pesca de Lagos, avaliando critérios de eficiência energética, qualidade e sustentabilidade ambiental – níveis de consumo de energia e recursos; qualidade da água do porto de pesca; resíduos e efluentes produzidos; capturas biológicas indesejadas.

Plano de ação para a Sustentabilidade Ambiental

Desenvolvimento de um plano de ação para promover a sustentabilidade ambiental a partir da análise do caso em estudo, tendo por base a informação recolhida na ação anterior, e da definição de medidas a adotar.

Desenvolvimento de novos produtos a partir dos resíduos e efluentes

Desenvolvimento de novos produtos resultantes dos resíduos e efluentes produzidos no decorrer da atividade do porto de pesca. Inicialmente, serão identificadas possíveis aplicações com base no diagnóstico realizado, e desafiando o setor I&DT a apresentar potenciais soluções inovadoras.

Definição de Modelo de Gestão Ambiental para o Porto de Pesca

Elaboração de Modelo de Gestão Ambiental aplicável ao Porto de Pesca de Lagos e replicável para outros portos de pesca da região e do país, em estreita ligação com os principais stakeholders, com diferentes valências e a partir da experiência e conhecimento especializado.

LOCAL DE IMPLEMENTAÇÃO

A operação Green Fishing Port consiste num estudo piloto no Porto de Pesca de Lagos, a implementar na União de Freguesias de Lagos, Concelho de Lagos, Distrito de Faro, abrangida pelo território-alvo da intervenção do GAL Pesca do Barlavento do Algarve.

O Município de Lagos tem 28 624 habitantes e é composto por 3 freguesias – União de Freguesias de Lagos, Odiáxere e Luz, sendo que a União de Freguesias de Lagos, com 22 095 habitantes, é a 3ª mais populosa da região do Barlavento do Algarve representando 14,27%.

Apesar de ser um concelho predominantemente urbano, Lagos é um município historicamente ligado ao mar que, com o setor da pesca a revestir-se de elevada importância cultural e socioeconómica. As principais comunidades piscatórias são Luz e Odiáxere com ligação à Ria de Alvor e ao mar, zona privilegiada para a pesca e a cultura de moluscos bivalves. Por sua vez, a União de Freguesias de Lagos alberga um importante Porto de Pesca onde se transaciona pescado proveniente das artes de cerco e da pesca artesanal.

METAS A ATINGIR

Indicador Meta

Estudo diagnóstico da eficiência energética e sustentabilidade ambiental

1

Plano de Ação para a Sustentabilidade

1

Desenvolvimento de novos produtos a partir de resíduos e efluentes

3

Desenvolvimento de Modelo de Gestão Sustentável do Porto de Pesca

1

Campanha de promoção e disseminação de resultados

1

Publicação de artigos científicos e tecnológicos

3