Projeto Nº POCI-01-0247-FEDER-039698
Designação do Projeto: BioImage2CTO: Novos biomarcadores de imagem na avaliação das oclusões coronárias crónicas totais
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: POCI-COMPETE 2020

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de Intervenção: Centro
Entidade beneficiária: ICNAS Pharma Unipessoal, Lda (Promotor), Universidade de Coimbra (CoPromotor), Universidade do Minho (CoPromotor)

Data de Aprovação: 16/03/2021
Data de Início: 01/01/2021
Data de conclusão: 30/06/2023

Custo Total Elegível: 863.054,29 €
Apoio financeiro da União Europeia – FEDER: 544.163,63 €

Objetivo: O projeto BioImage2CTO insere-se na investigação, desenvolvimento e validação de novos biomarcadores na área da imagem molecular que permitam a estratificação do risco, bem como o tratamento apropriado dos doentes com oclusões coronárias crónicas totais. Este projeto inovador na área da Saúde que propõe melhorar, e individualizar, práticas clínicas já consideradas de excelência, indo ao encontro de uma medicina personalizada.
O projeto insere-se na estratégia da empresa ICNAS-Produção que pretende vir a afirmar-se como um dos principais centros europeus de produção e desenvolvimento de radionuclídeos e radiofármacos.

​A nível nacional, o presente projeto encontra-se alinhado com os objetivos e metas definidos na Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (ENEI) mais concretamente ao nível dos seguintes objetivos estruturantes:
1. Promoção do Potencial de Base de Conhecimentos Científicos e Tecnológicos, na medida em que o projeto assenta num plano de atividades de I&D assente na investigação industrial, com vista ao desenvolvimento de novos biomarcadores na área da imagem médica que permitam a estratificação do risco e o tratamento apropriado dos doentes com oclusões coronárias crónicas totais;
2. Fomento da cooperação entre as instituições de I&D públicas e privadas e entre empresas, na medida que o consórcio do presente projeto é constituído por uma empresa (ICNAS-P) e duas entidades do Sistema de I&D (FMUC e UM), promovendo assim a transferência e circulação de conhecimentos;
3. A aposta em bens e serviços transacionáveis e com valor acrescentado, bem como a internacionalização das empresas e a diversificação de mercados. Considerando que o objetivo do projeto visa o desenvolvimento de novos biomarcadores de imagem médica para avaliar a neovascularização, assim como desenvolver uma metodologia de abordagem clínica e de imagem de doentes com oclusões coronárias totais utilizando PET-CT de perfusão de amónia e quantificação absoluta de fluxo sanguíneo do miocárdio, os resultados do projeto são transaccionáveis e internacionalizáveis, contribuindo para o aumento das exportações da ICNAS-P. Existem ainda outras formas possíveis de exportação dos resultados, nomeadamente via licenciamento.

O projeto poderá permitir a apresentação de Portugal como um ator relevante na área das tecnologias médicas, turismo de saúde e na prestação de serviços inovadores, através da exploração e desenvolvimento das competências existentes em termos de I&D e da qualidade dos serviços.

Workshop BioImage2CTO - FROM BEDSIDE TO BENCH

Novos biomarcadores de imagem na avaliação das oclusões coronárias crónicas totais

No dia 16 de Junho decorreu em Coimbra a primeira reunião do projeto BioImage2CTO - Novos biomarcadores de imagem na avaliação das oclusões coronárias crónicas totais. Trata-se de um projeto financiado pelo COMPETE 2020 e de parceria entre a ICNAS Pharma, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e o Departamento de Química da Universidade do Minho e que se insere na investigação, desenvolvimento e validação de novos biomarcadores na área da imagem molecular que permitam a estratificação do risco, bem como o tratamento apropriado dos doentes com oclusões coronárias crónicas totais (OCCT). Este projeto inovador na área da Saúde propõe melhorar e individualizar práticas clínicas já consideradas de excelência, indo ao encontro de uma medicina personalizada.

Consórcio responsável pelo projeto: ICNAS Pharma, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Centro de Química da Universidade do Minho