Organização

Órgãos Sociais

Antero Abrunhosa
Gerente / Diretor de Produção

Licenciado em Bioquímica (1992) e Mestre em Eng. Biomédica (1996) pela Universidade de Coimbra. Realizou os estudos de Doutoramento no centro PET do Hospital de Hammersmith em Londres sob a supervisão do Prof. Terry Jones (2002). Entre 2000 e 2009, ajudou a projectar e supervisionar a construção do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), uma unidade orgânica de Investigação da Universidade de Coimbra (UC) dedicada à imagiologia molecular e à transferência de tecnologia. É atualmente Diretor do Instituto e responsável pelo Laboratório de Radioquímica e Radiofarmácia.

Mentor da ICNAS PHARMA UNIPESSOAL Lda, é co-gerente e diretor de produção desde a sua fundação em 2009. A empresa foi pioneira em Portugal na produção de radiofármacos para a PET com a introdução no mercado nacional em 2012 da Fluodesoxiglucose [18F] UC, à qual se seguiram outros 5 produtos, um dos quais entretanto aprovado também em Espanha.

​É membro do Grupo 14 (radiofármacos) da Farmacopeia Europeia e é perito da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA) em vários comissões técnicas e missões internacionais. Tem atualmente patentes ativas relacionadas com a produção de radionuclídeos e radiofármacos na Europa, Estados Unidos e Japão.

Miguel Castelo-Branco
Gerente / Diretor Clínico

Licenciado em Medicina (1991) pela Universidade de Coimbra, e Doutorado em Ciências Biomédicas pelo Instituto Max-Planck de Investigação do Cérebro (Frankfurt, Alemanha) e Universidade de Coimbra, Miguel Castelo-Branco é Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Atualmente é Gerente e Medical Affairs da ICNAS PHARMA, vice-Diretor do ICNAS, Diretor do CIBIT (Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research) e responsáveldos Laboratórios de Neurociências da Visão, e Bioestatística e Informática da Faculdade de Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Tem tido intervenção de relevo na área da investigação clínica, incluindo ensaios clínicos em imagiologia molecular e funcional e dispositivos médicos, no contexto de várias redes europeias na área da Imagem Médica Molecular e Funcional, Neurociências, Doenças Crónicas e Ciências da Visão. É diretor do CIBIT, que obteve classificação de excelente em avaliação por painel internacional, e do qual também foi fundador. É coordenador científico da Rede Nacional de Imagiologia Cerebral Funcional, uma iniciativa que congrega esforços de várias Universidades e aberta a todo o tecido científico nacional, que foi recentemente aprovada como Nó Europeu de EuroBioimaging.

Nuno Mendonça
Gerente

Nuno Mendonça é licenciado em Biologia pela Universidade dos Açores em 2002 e Doutorado em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (2009), tendo obtido o MBA para Executivos pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em 2013. Entre 2009 e 2015 foi investigador pós-doutorado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Entre 2016 e 2019, foi gestor de ciência no Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra, assim como diretor executivo da Incubadora de Mar & Indústria da Figueira da Foz.

Nuno Mendonça foi coordenador do UC Business de 2019 a 2023. Entre 2021 e 2023 foi responsável pelos projetos nacionais InovC+, UI-CAN, UI-Transfer, e internacionais HIVE e Inespo Plus, que visam a transferência de conhecimento e tecnologia e o estímulo ao empreendedorismo. Durante este período foi secretário executivo da MetaRedX em Portugal, visando a formação e valorização dos gabinetes de empreendedorismo das Instituições de Ensino Superior nacionais, e dinamizou a implementação do Centro de Tecnologia e Inovação, associado à indústria automóvel, STAR Institute, tendo obtido financiamento e reconhecimento pela Agência Nacional de Inovação.

Diretor Técnico
FA
Francisco Alves
Físico Responsável
OC
Olga Calado
Diretora Técnica
AN
Angela Neves
Responsável pela Produção
AA
Ana Rita Almeida
Diretora de Controlo de Qualidade
VF
Verónica Faria
Contabilidade