Seminário online
Altmetric@Coimbra: The Impact of Research Outside Academia
Data: 14 de julho de 2025
Hora: 11h00 – 12h00
Local: Online
Idioma: Inglês
Orador: Ben McLeish
Entrada livre, mediante inscrição obrigatória.
A Universidade de Coimbra tem uma sólida experiência na utilização de indicadores bibliométricos tradicionais, como métricas baseadas em citações, dados de colaboração (nacional e internacional) e análise de acesso aberto.
Este seminário online irá centrar-se em métricas alternativas, conhecidas como altmetrics, que permitem avaliar o impacto social da produção científica, fora da academia.
No webinar serão explorados indicadores agregados, com destaque para:
- Métricas ao nível do autor
- Métricas ao nível dos centros de investigação
- Métricas ao nível institucional (universidade)
A sessão será conduzida por Ben McLeish, que fará uma demonstração da plataforma Altmetric, uma ferramenta que permite acompanhar e analisar este tipo de métricas.
Este seminário é uma excelente oportunidade para conhecer abordagens emergentes na avaliação da investigação e refletir sobre como as instituições podem demonstrar de forma mais eficaz a relevância e o impacto alargado do seu trabalho científico.