/ Noite Europeia dos Investigadores

Noite Europeia dos Investigadores 2021

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) Coimbra 2021 foi mais uma vez organizada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC). Esta edição contou com cerca de 1800 visitantes (contabilizados através dos utilizadores da WebApp criada especialmente para o evento). A WebApp teve com 2746 entradas e um total de 18267 visualizações.

A NEI 2021 em Coimbra teve presentes 26 unidades I&D, 13 Museus, Centros de Ciência, Entidades Culturais e Serviços e 42 Comerciantes e Lojistas da Alta e Baixa de Coimbra. Estiveram envolvidos 365 investigadores, 239 do sexo feminino e 126 do sexo masculino e 35 Estudantes de Doutoramento como Voluntários,

A NEI Coimbra 2021 acolheu 50 atividades hands-on, 1 Desenha o Cientista, 1 Graffiti Wall, 23 Speed Datings, 4 Visitas Guiadas, vários Passeios “Investigadores em Movimento” nos autocarros elétricos SMTUC, 9 Atividades Online, 4 Visitas às Escolas da região de Coimbra e ainda 1 Concerto da Orquestra Clássica do Centro.

Noite Europeia dos Investigadores está de volta!

A Noite Europeia de Investigadores está de volta à Universidade de Coimbra (UC). Cada um/a de vós terá um papel preponderante para o sucesso de mais esta edição, que acontecerá a 24 de setembro de 2021, entre as 16h00 e as 23h00.

O Instituto de Investigação Interdisciplinar (iiiUC), como representante da Universidade de Coimbra, faz parte de um consórcio nacional que lançou o tema SCICLI - SCIENCE FOR CLIMATE | CIÊNCIA PARA O CLIMA. Nesta edição da NEI, pretendemos ajudar a responder à questão: Como pode a ciência contribuir para o conhecimento sobre as causas e efeitos das alterações climáticas e para a neutralidade do clima até 2050?

Assim, queremos aproximar a Universidade e os seus investigadores as suas investigadoras ainda mais da sociedade civil, promovendo verdadeiras oportunidades para que as comunidades partilhem as suas preocupações e expectativas sobre a Investigação, Ciência e Alterações globais. Através das várias atividades propostas por vós, queremos promover a sensibilização dos cidadãos, em especial os mais novos, para a Investigação e Inovação empenhada no desenvolvimento de tecnologia, indústria e transportes verdes, bem como preservação de ecossistemas e recursos naturais.

Este ano juntamos o melhor de dois mundos, um programa presencial e um programa online (similar ao da edição do ano passado),

Desta forma, o iiiUC, em colaboração com o Museu da Ciência, as Unidades I&D e os vários Centros de Ciência irá dinamizar, durante a tarde e noite do dia 24 de setembro, a Rota de Ciência que unirá a Universidade e a Alta e Baixa de Coimbra e aproximará os/as investigadores/as e os cidadãos.

O evento contará com mais de 50 atividades, dinamizadas por mais de 250 invistigadores e investigadoras de 25 Unidade de I&D e Centros de Ciência da Universidade de Coimbra. O evento conta com o apoio precioso de cerca de 50 associados da Agência de Promoção da Baixa de Coimbra, que são comerciantes e lojistas da Alta e Baixa de Coimbra que vão estar ao lado dos nossos investigadores/as durante este evento.

Devido a previsão atmosférica de chuva, tivemos que deslocalizar alguns pontos de Investigadores. Assim:

  • Pontos 1-5 foram deslocados para a Rua Larga;
  • Pontos 16, 18, 19, 37, 39, 40 foram deslocados para a Liga dos Combatentes, bem como o Ponto Speed Dating 2; ´
  • Pontos 20, 21, 31, 34, 44 e Ponto Speed Dating 3 e o Ponto de informação | European Corner | NEI 2021 foram deslocados para a Torre do Arnado;
  • Ponto Speed Dating 4 foi deslocado para o Hotel Oslo.

A nossa Webapp tem toda a informação atualizada.

A Rota de Ciência poderá ser explorada através da Webapp em noiteeuropeiadosinvestigadores.uc.pt.

O programa online incluirá atividades dos vários parceiros do consórcio e estará disponível a todos na plataforma da NEI em noitedosinvestigadores.org .

Ambos os programas irão começar ainda antes da grande noite, com o objetivo de promover e divulgar a NEI 2021. Acontecerão três iniciativas pré-evento:

  • Sextas-feiras da Ciência. Mini-Science Shows no Largo da Portagem e Praça 8 de Maio às 16h30 e 18h30, respetivamente, das sexta-feiras 10 e 17 de setembro de 2021. Estes eventos funcionarão como teasers para a NEI 2021
  • Dia antes da Noite. Nesta atividade, a Universidade de Coimbra (UC) irá promover atividades de sensibilização em escolas da Região de Coimbra, através da realização de atividades práticas (tendo em consideração as medidas sanitárias em vigor) nas escolas. Os investigadores da UC levarão as suas atividades e a sua Ciência às escolas como um teaser para a NEI. Estas visitas terão lugar antes da NEI, durante a semana de 20 a 23 de setembro.
  • Open Day online, 21 de setembro, no qual as escolas se poderão inscrever e aceder a atividades online! Programa e inscrições estão disponíveis aqui.

A Noite Europeia de Investigadores (NEI) na Universidade de Coimbra (UC) é para todos e todas!

Todas as áreas cientificas estão convidadas a propor atividades para a NEI, quer contribuam direta ou indiretamente para o tema SCICLI - SCIENCE FOR CLIMATE | CIÊNCIA PARA O CLIMA, isto é para a compreensão das alterações climática e/ou adaptação das comunidades e do Homem rumo à neutralidade carbónica.

O desafio que propomos a todos os investigadores e todas as investigadoras é que pensem em atividades para a NEI que sejam ecologicamente responsáveis, contribuindo para o fortalecimento da consciência e da ação cívica para um futuro mais sustentável.

A NEI 2021 alinha-se com o compromisso assumido pela Universidade de Coimbra para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Alguma questão enviem email para neinvestigadores@uc.pt.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO