Projeto
Apresentação
O projeto INNOV2CARE, em conformidade com o Aviso de Abertura Aviso 01/C06-i07/2023 — Reforma e Modernização da Medicina, assenta em pressupostos centrais de promoção da excelência na prestação de cuidados de saúde e visa contribuir para a modernização e a adequabilidade de cuidados, cada vez mais mediados por ferramentas digitais e tecnológicas.
Neste contexto, a preparação dos atuais e futuros profissionais de saúde para os desafios que uma tal mediação comporta, quer em termos técnicos, quer em termos de humanização de cuidados é, pois, neste contexto, fundamental. O projeto propõe, assim, não apenas uma readequação no modo de ensinar e de aprender em medicina e áreas afins (formação inicial), com recurso, nomeadamente, a ferramentas de simulação e a novos avanços tecnológicos, mas também, uma readaptação e atualização contínuas das competências dos profissionais de saúde, face aos rápidos avanços tecnológicos que impactam significativamente os atos médicos, bem como as organizações e equipas de saúde.
Com base nestes pressupostos, o projeto INNOV2CARE integra um conjunto de processos e iniciativas de reforma e modernização da formação e da prática de médicos e de restantes profissionais de saúde, estruturando-se em dois eixos de ação:
Primeiro eixo: orientado para a literacia tecnológica de estudantes e profissionais de saúde e para a transformação de ambientes de ensino-aprendizagem. Este eixo contempla processos de modernização da formação e das práticas, nomeadamente:
- a transformação de ambientes de ensino-aprendizagem e de investigação, recorrendo a simulação, digitalização, uso de inteligência artificial e de realidade virtual e aumentada;
- a promoção da partilha interprofissional;
- a formação inicial e a aprendizagem ao longo da vida, incluindo microcredenciais.
Segundo eixo: centrado na criação de condições de acessibilidade e na promoção da saúde global. Pretende-se desenvolver um conjunto de estratégias que facilitem o acesso dos estudantes, docentes e profissionais a informações, novos desenvolvimentos técnicos e recursos pedagógicos, com o apoio de ferramentas tecnológicas. Estas estratégias visam também contribuir para a literacia em saúde da população e para a construção e partilha de conhecimento com profissionais de saúde de outras regiões do mundo.
De forma transversal, o INNOV2CARE adota uma conceção de modernização que vai para além do simples incremento da formação técnica para a utilização e adaptação a novas ferramentas tecnológicas e digitais, integrando também, dimensões de qualidade associadas à reflexão ética em contextos tecnológicos e à humanização. A tecnologia é concebida como um meio, e não como um fim.
| IES promotora | |
| IES copromotoras |
Universidade da Beira Interior; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto Politécnico de Coimbra; |
|
Montante de Financiamento |
8.284.778,00€ |
| Encerramento do projeto | 30 de junho 2026 |
Promotores
Convento de Sto. António,
6201-001 Covilhã
Email: geral@ubi.pt
Telefone: +351 275 319 700
Rua da Mãe de Deus 13,
9500-321 Ponta Delgada
Email: reitoria.gaq@uac.pt
Telefone: +351 296 650 000
Avenida Bissaya Barreto s/n
3004-011 Coimbra
Email: esenfc@esenfc.pt
Telefone: +351 239 802 850 / 239 487 200
Av. Pedro Álvares Cabral, nº 12
6000-084 Castelo Branco
Email: ipcb@ipcb.pt
Telefone: +351 272 339 600
Rua da Misericórdia, Lagar dos Cortiços
S. Martinho do Bispo, 3045-093 Coimbra
Email: ipc@ipc.pt
Telefone: +351 239 791250
Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda
Email: ipg@ipg.pt
Tel. +351 271 220 100
Av. Cor. José Maria Vale de Andrade, Campus Politécnico
3504-510 Viseu
Email: ipv@sc.ipv.pt
Telefone: +351 232 480 700
Órgãos de Governo
O Modelo de Governo do Consórcio baseia-se numa gestão com tarefas bem definidas, feedback contínuo e comunicação clara entre parceiros.
O projeto INNOV2CARE integra a seguinte estrutura de gestão:
- Coordenação-Geral (com representação dos dirigentes máximos das IES ou seus representantes), que terá a seu cargo a tomada de decisão estrutural;
- Coordenação Executiva com a presença de coordenadores do projeto (pelo menos um por IES) e dos responsáveis pela implementação das ações preconizadas. Esta Coordenação assegurará:
- O acompanhamento e implementação eficiente do projeto em termos de objetivos, evolução, execução do financiamento e garantia de qualidade;
- A monitorização do plano de trabalho, avaliando continuamente eventuais disparidades entre os objetivos pretendidos e os resultados, bem como definindo processos para ultrapassar barreiras ou ameaças imprevistas (de origem interna e/ou externa);
- A elaboração de relatórios de acompanhamento e demonstrações financeiras;
- A preparação de reuniões de acompanhamento regulares, com uma periodicidade mensal (sem prejuízo de reuniões extraordinárias, sempre que se justifique);
- A nomeação de grupos de trabalho ad hoc sempre que se justifique .
SIP - Sistema de Informação partilhada
No contexto dos projetos pedagógicos financiados pelo PRR, a implementação de um sistema de informação partilhado entre as instituições de ensino superior e os seus parceiros é essencial para garantir a comunicação eficaz, a transparência e a coordenação das atividades.
Esta plataforma centraliza documentos, planos de ação, relatórios e indicadores, permitindo o acesso seguro e colaborativo à informação relevante do projeto. Facilita ainda o acompanhamento dos marcos definidos, a prestação de contas e a monitorização contínua, assegurando o cumprimento dos objetivos estabelecidos.
Ao promover a partilha de conhecimento e a articulação entre equipas, este sistema contribui para uma gestão mais eficiente e integrada, reforçando a modernização pedagógica e institucional alinhada com os princípios do programa.
Contactos
Email oficial do projeto: impulso.medicina@uc.pt | Telefone: +351 239 859 900






