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Núcleo Conhecimento e Disseminação | NCD

A criação de um Observatório de Práticas Pedagógicas Inovadoras e Impacto na Aprendizagem (O2P-IA)

Visa realizar benchmarking de práticas internacionais de referência no domínio da IP; assegurar estudos comparativos; identificar indicadores para aferir o nível e impacto de medidas de IP (Barómetro de Docência); proceder à recolha semestral de dados sobre transformações pedagógicas introduzidas (pilotos e case studies); produzir quadros de referência sobre o conceito de IP e formas de efetivação adequada às especificidades formativas de IES e públicos distintos

A produção/tradução de Referenciais e Recomendações

Tendo em vista linhas de orientação e recomendações que permitam estruturar iniciativas diversas de desenvolvimento docente e de transformação dos conteúdos, métodos e ferramentas (nomeadamente digitais) de ensino- aprendizagem (p.e., como utilizar a IA no ensino-aprendizagem e limites da sua

utilização); ferramentas colaborativas para a criação coletiva de estruturas de práticas inovadoras; ferramentas de análise de impacto (recursos para medir e analisar o impacto das alterações das práticas pedagógicas no ensino e aprendizagem, incluindo indicadores de desempenho e avaliações);

A Disseminação

  1. constituição de um Repositório de Boas Práticas, com exemplos de estratégias de ensino e aprendizagem inovadoras (à semelhança do programa "easy innovations" da Universidade de Harvard2);
  2. uma publicação digital anual dedicada à IP;
  3. um dashboard centralizado (com uma visão geral das práticas pedagógicas em destaque, estatísticas de impacto na aprendizagem e ferramenta de pesquisa avançada para identificar tendências e padrões emergentes);
  4. a criação de uma página de apoio ao Centro, que combine recursos no âmbito dos eixos de capacitação, textos de indagação pedagógica dos docentes, fóruns de discussão temáticos, datas dos eventos e programas de formação;
  5. realização de podcasts temáticos, com docentes responsáveis por soluções pedagógicas inovadoras e podcasts para a curadoria de ferramentas (potencialidades Pedagógicas e exemplos);
  6. criação de videoteca pedagógica;
  7. integração com Redes Sociais para ampliar o alcance e promover a participação ativa da comunidade; h) produção de relatórios e estatísticas (análises de desempenho).