Projeto
Apresentação
Em consonância com o Aviso de Abertura 04/CO6-I07/2023 pretende-se, com esta submedida, “promover a inovação pedagógica, com forte componente digital, privilegiando as áreas não-tecnológicas (ciências sociais, humanidades e artes)” e “consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior através duma abordagem sistémica que privilegie práticas inovadoras com eficácia na promoção de ensino de qualidade”. A criação do CEIP INOV3P pretende concretizar estes propósitos, constituindo-se como um dos 5 CEIP nacionais, de acordo com a meta preconizada no concurso em epígrafe. Para tal agrega, de forma coerente e sinérgica, propostas formativas, de investigação e de valorização de práticas pedagógicas inovadoras, a concretizar por um consórcio amplo e diferenciado (Centro e Lisboa), representando mais de 80 mil estudantes e um universo de mais de 5 mil docentes.
O INOV3P estrutura-se em três Núcleos referenciais: o primeiro tem como objetivo, não só sistematizar práticas de inovação pedagógica (IP) nacionais e internacionais, mas também avaliar os impactos de iniciativas e processos de IP implementados no âmago do próprio consórcio e disseminar resultados e recursos; o segundo, associado à capacitação de docentes (sobretudo de áreas não-tecnológicas), valoriza, de forma particular, a transformação dos métodos de ensino-aprendizagem, de acompanhamento e de avaliação, bem como o ensino em ambientes não presenciais, a integração de ferramentas tecnológicas e de inteligência artificial nas práticas pedagógicas e a liderança para a IP, e o terceiro associado à valorização dos docentes e ao reconhecimento de percursos em prol da transformação pedagógica no ensino superior.
Em termos transversais, o Centro INOV3P comporta ainda, como estrutura de suporte e de reflexão contínua, um Laboratório de Inovação Pedagógica (LIP), integrando parceiros internacionais, estudantes e representantes de escolas inovadoras de ensino secundário, que visa produzir referenciais de “boas práticas” e recomendações de política pública de educação superior, alimentando a própria capacitação e adaptação das IES consorciadas e estabelecendo uma comunidade de prática que permita discutir e escalar os conhecimentos produzidos. O Laboratório terá um polo em cada IES do consórcio, complementando e aprofundando, em muitos casos, práticas já existentes, e tendo em vista a disseminação de proximidade, bem como o estímulo e o apoio aos docentes para a implementação de práticas inovadoras nos respetivos cursos e unidades curriculares.
O Centro contribui para a concretização da meta 2 do Aviso ao integrar o Conselho Nacional de Inovação Pedagógica no Ensino Superior.
| IES promotora | Universidade de Coimbra | 
| IES copromotoras | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto Politécnico de Coimbra; Instituto Politécnico da Guarda; Instituto Politécnico de Santarém; Instituto Politécnico de Tomar; Instituto Politécnico de Viseu; Instituto Universitário Militar (Estado Maior General das Forças Armadas) ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; Universidade Aberta | 
| Montante de Financiamento | 3 092 857,14 € | 
| Encerramento do projeto | 30 de junho 2026 | 
Promotores
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Quinta do Contador, Estrada da Serra
2300-313 Tomar - Portugal
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3504-510 Viseu
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Telefone: +351 232 480 700
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1649-026 Lisboa
Email: geral@iscte.pt
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1449-027 Lisboa
Email: helpdesk@ium.pt
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Palácio Ceia, Rua da Escola Politécnica, n.º 147
1269-001 Lisboa
Telefone: +351 213 916 300
Órgãos de Governo
O Modelo de Governo do Consórcio baseia-se numa gestão com tarefas bem definidas, feedback contínuo e comunicação clara entre parceiros (aproveitando a experiência das diversas IES, e em particular da instituição líder, na gestão de projetos de elevada complexidade). O CEIP INOV3P terá uma estrutura flexível e pragmática de modo a permitir uma gestão fluida, mas assegurando níveis decisórios estruturados e canais comunicacionais transparentes e bem definidos. Comporta assim, uma Direção, um Conselho Coordenador e um Conselho Consultivo.
A Direção é composta pelos dirigentes máximos das IES consorciadas (ou seus representantes). Caber-lhe-á a tomada de decisão estrutural e a definição estratégica do plano de ação e de sustentabilidade do Centro, bem como a eleição do representante do INOV3P junto do Conselho Nacional de Inovação Pedagógica no Ensino Superior. O Conselho Coordenador Central, articula diretamente com a Direção e com os Gabinetes Técnicos de Operacionalização em cada IES, sendo composto pelos coordenadores e subcoordenadores dos diversos Núcleos do INOV3P. Este Conselho, assegurará o acompanhamento e implementação eficiente do projeto em termos de objetivos, evolução, execução do financiamento e garantia de qualidade, nomeadamente no que concerne à evolução das atividades de acordo com o calendário preconizado, avaliando continuamente eventuais disparidades entre os objetivos pretendidos e os resultados. O Conselho Consultivo será composto por docentes (1 por IES), estudantes (1 por IES) e parceiros designados em função da pertinência para o Centro, tendo em vista a reflexão sobre os resultados alcançados, e a alcançar, e a respetiva pertinência e adequabilidade, bem como a proposição de ações capazes de potenciar os objetivos do Centro e a contribuição para a aquisição de maior visibilidade e de escala das ações preconizadas.
SIP - Sistema de Informação partilhada
No contexto dos projetos pedagógicos financiados pelo PRR, a implementação de um sistema de informação partilhado entre as instituições de ensino superior e os seus parceiros é essencial para garantir a comunicação eficaz, a transparência e a coordenação das atividades.
Esta plataforma centraliza documentos, planos de ação, relatórios e indicadores, permitindo o acesso seguro e colaborativo à informação relevante do projeto. Facilita ainda o acompanhamento dos marcos definidos, a prestação de contas e a monitorização contínua, assegurando o cumprimento dos objetivos estabelecidos.
Ao promover a partilha de conhecimento e a articulação entre equipas, este sistema contribui para uma gestão mais eficiente e integrada, reforçando a modernização pedagógica e institucional alinhada com os princípios do programa.
Contatos
E-mail oficial do projeto: impulso.pedagogica.centros@uc.pt | Telefone: +351 239 859 810
 
                         
                     
                 
      








