PROJETO
SOBRE O PROJETO
O INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO é um Programa Estratégico Especial de criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e Inovação para a Região Centro, sendo uma evolução das duas edições anteriores (INOVC e INOVC 2020), abrangendo todo o território da Região Centro.
Trata-se um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico que consiste na implementação de um projeto-piloto de âmbito regional, que, num contexto de trabalho em rede entre todas as Universidades, Politécnicos e Centros de Interface Tecnológica da Região Centro, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de atividades de I&D e Inovação para a economia regional, promovendo assim a inovação e o desenvolvimento sustentável da Região Centro.
A origem deste programa parte da ideia de criar um sistema articulado entre a CIÊNCIA, a TECNOLOGIA e as EMPRESAS para a Região Centro, que contribua para tornar o tecido empresarial mais inovador e as Instituições de Ensino Superior, Parques de Ciência e Tecnologia, Centros de I&D, e Centros de Interface Tecnológica, onde se encontra o maior potencial tecnológico e investigador, mais empresariais.
As ações previstas neste programa estratégico foram assim desenhadas de forma estruturada e sequencial, dando resposta a estes desafios da Região Centro, e estão por isso devidamente alinhadas com a RIS3 Centro, a Visão Estratégica para a Região Centro 2030, bem como com os objetivos estruturantes da “ENEI - Estratégia Nacional para Especialização Inteligente”.
O INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO é um projeto com um investimento elegível total de 3,39 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
VISÃO, MISSÃO E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Visão
A Região Centro ser uma referência nacional de projeção internacional na criação de novos produtos, serviços e tecnologias sustentáveis, resultantes de atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.
Missão
Consolidar um Ecossistema de Inovação Inteligente, aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e sectorialmente orientadas, contribuindo assim para o sustentabilidade e competitividade da Região Centro.
Objetivos Estratégicos
- Ampliar, disseminar e divulgar o conhecimento científico e tecnológico produzido na Região Centro;
- Promover e acelerar a mudança de atitudes, valores e comportamentos mais empreendedores e abertos, através da colaboração em projetos de inovação, uso de novas ideias e tecnologias, tomada de risco e combate ao estigma do fracasso;
- Promover o aumento da intensidade tecnológica do tecido empresarial da região, nomeadamente ao nível da transição verde e digital, reforçando a sua ligação ao SCTN;
- Promover, disseminar e incentivar uma cultura de transferência de conhecimento científico e tecnológico no território, geradora de conhecimento e emprego qualificado;
- Melhorar o desempenho da inovação da Região Centro, contribuindo para a melhoria da sua classificação por parte do Regional Innovation Scoreboard da União Europeia.
DESTINATÁRIOS
- INVESTIGADORES
- ESTUDANTES
- EMPREENDEDORES com projetos semente e spin-offs de base tecnológica e/ou I&D.
- EMPRESAS, em especial:
- PME com necessidades de inovação.
- PME de sectores maduros com necessidades de inovar e diversificar.
- Jovens empresas inovadoras e/ou de base tecnológica.
- ORGANISMOS INTERMÉDIOS, como centros tecnológicos e de I&D, agentes, e entidades de apoio à valorização e transferência de I&D para as empresas, e empresas especializadas no apoio à inovação.
- STAKEHOLDERS, nomeadamente:
- Autarquias, Associações Municípios, e outros organismos públicos.
- Decisores políticos a nível local, regional, nacional e europeu.
- Órgãos de comunicação social, jornalistas e opinion-makers.
- Agentes económicos e sociais, incluindo associações empresariais, clusters, e outros agentes de desenvolvimento empresarial.
- ONG, IPSS e Instituições particulares de interesse público.
- A sociedade em geral.
PLANO DE AÇÃO
DINAMIZAÇÃO DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DA REGIÃO CENTRO
Esta atividade contempla um conjunto de ações e iniciativas direcionadas para dinamizar, fortalecer e robustecer o ecossistema regional de inovação INOVC+, como forma de aumentar e melhorar a sua capacidade e eficácia, enquanto instrumento privilegiado de valorização e transferência de conhecimento e tecnologia para a economia regional.
AÇÕES DE DETEÇÃO E DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS
Esta atividade congrega as ações e iniciativas previstas numa fase inicial do processo de envolvimento da comunidade científica no pipeline de inovação. Trata-se essencialmente de ações de estímulo inicial e envolvimento dos investigadores, docentes, estudantes e demais elementos da comunidade académico-científica, com ou sem resultados de I&D e/ou tecnologias com potencial comercial, convidando-os de forma inclusiva a participar no projeto INOVC+.
INTERAÇÃO COM EMPRESAS
Serão realizadas várias iniciativas de interação com empresas, com vista a identificar novas necessidades de I&D+I e estimular o desenvolvimento de projetos de I&D+I do ecossistema regional de inovação INOVC+ em cooperação com empresas.
VALORIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO
Preconiza-se a realização de um conjunto vasto de iniciativas de apoio ao esforço de valorização e comercialização de resultados de I&D+I. As várias ações previstas disponibilizam ferramentas de apoio e estímulo às diversas fases sequenciais de apoio à valorização e transferência de projetos de I&D+I, desde a sua fase inicial a projetos amadurecidos procurando, por exemplo, oportunidades comerciais nacionais e/ou internacionais.
PRINCIPAIS METAS A ATINGIR
|
Indicador |
Meta |
|
Ações de disseminação realizadas no decorrer do projeto |
380 |
|
Participantes nas ações de disseminação realizadas no decorrer do projeto |
4.400 |
|
Entidades alvo da(s) ação(ões) de demonstração previstas no projeto |
200 |
|
Empresas que beneficiaram potencialmente da ação coletiva |
300 |
|
Empresas que implementaram atividades de inovação nos 6 meses apõs a conclusão do projeto |
60 |