PROJETO

SOBRE O PROJETO


O INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO é um Programa Estratégico Especial de criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e Inovação para a Região Centro, sendo uma evolução das duas edições anteriores (INOVC e INOVC 2020), abrangendo todo o território da Região Centro.

Trata-se um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico que consiste na implementação de um projeto-piloto de âmbito regional, que, num contexto de trabalho em rede entre todas as Universidades, Politécnicos e Centros de Interface Tecnológica da Região Centro, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de atividades de I&D e Inovação para a economia regional, promovendo assim a inovação e o desenvolvimento sustentável da Região Centro.

A origem deste programa parte da ideia de criar um sistema articulado entre a CIÊNCIA, a TECNOLOGIA e as EMPRESAS para a Região Centro, que contribua para tornar o tecido empresarial mais inovador e as Instituições de Ensino Superior, Parques de Ciência e Tecnologia, Centros de I&D, e Centros de Interface Tecnológica, onde se encontra o maior potencial tecnológico e investigador, mais empresariais.

As ações previstas neste programa estratégico foram assim desenhadas de forma estruturada e sequencial, dando resposta a estes desafios da Região Centro, e estão por isso devidamente alinhadas com a RIS3 Centro, a Visão Estratégica para a Região Centro 2030, bem como com os objetivos estruturantes da “ENEI - Estratégia Nacional para Especialização Inteligente”.

O INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO é um projeto com um investimento elegível total de 3,39 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

VISÃO, MISSÃO E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Visão

A Região Centro ser uma referência nacional de projeção internacional na criação de novos produtos, serviços e tecnologias sustentáveis, resultantes de atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

Missão

Consolidar um Ecossistema de Inovação Inteligente, aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e sectorialmente orientadas, contribuindo assim para o sustentabilidade e competitividade da Região Centro.

Objetivos Estratégicos

  • Ampliar, disseminar e divulgar o conhecimento científico e tecnológico produzido na Região Centro;
  • Promover e acelerar a mudança de atitudes, valores e comportamentos mais empreendedores e abertos, através da colaboração em projetos de inovação, uso de novas ideias e tecnologias, tomada de risco e combate ao estigma do fracasso;
  • Promover o aumento da intensidade tecnológica do tecido empresarial da região, nomeadamente ao nível da transição verde e digital, reforçando a sua ligação ao SCTN;
  • Promover, disseminar e incentivar uma cultura de transferência de conhecimento científico e tecnológico no território, geradora de conhecimento e emprego qualificado;
  • Melhorar o desempenho da inovação da Região Centro, contribuindo para a melhoria da sua classificação por parte do Regional Innovation Scoreboard da União Europeia.

DESTINATÁRIOS

  • INVESTIGADORES
  • ESTUDANTES
  • EMPREENDEDORES com projetos semente e spin-offs de base tecnológica e/ou I&D.
  • EMPRESAS, em especial:
    • PME com necessidades de inovação.
    • PME de sectores maduros com necessidades de inovar e diversificar.
    • Jovens empresas inovadoras e/ou de base tecnológica.
  • ORGANISMOS INTERMÉDIOS, como centros tecnológicos e de I&D, agentes, e entidades de apoio à valorização e transferência de I&D para as empresas, e empresas especializadas no apoio à inovação.
  • STAKEHOLDERS, nomeadamente:
    • Autarquias, Associações Municípios, e outros organismos públicos.
    • Decisores políticos a nível local, regional, nacional e europeu.
    • Órgãos de comunicação social, jornalistas e opinion-makers.
    • Agentes económicos e sociais, incluindo associações empresariais, clusters, e outros agentes de desenvolvimento empresarial.
    • ONG, IPSS e Instituições particulares de interesse público.
    • A sociedade em geral.

PLANO DE AÇÃO

DINAMIZAÇÃO DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DA REGIÃO CENTRO

Esta atividade contempla um conjunto de ações e iniciativas direcionadas para dinamizar, fortalecer e robustecer o ecossistema regional de inovação INOVC+, como forma de aumentar e melhorar a sua capacidade e eficácia, enquanto instrumento privilegiado de valorização e transferência de conhecimento e tecnologia para a economia regional.

AÇÕES DE DETEÇÃO E DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS

Esta atividade congrega as ações e iniciativas previstas numa fase inicial do processo de envolvimento da comunidade científica no pipeline de inovação. Trata-se essencialmente de ações de estímulo inicial e envolvimento dos investigadores, docentes, estudantes e demais elementos da comunidade académico-científica, com ou sem resultados de I&D e/ou tecnologias com potencial comercial, convidando-os de forma inclusiva a participar no projeto INOVC+.

INTERAÇÃO COM EMPRESAS

Serão realizadas várias iniciativas de interação com empresas, com vista a identificar novas necessidades de I&D+I e estimular o desenvolvimento de projetos de I&D+I do ecossistema regional de inovação INOVC+ em cooperação com empresas.

VALORIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

Preconiza-se a realização de um conjunto vasto de iniciativas de apoio ao esforço de valorização e comercialização de resultados de I&D+I. As várias ações previstas disponibilizam ferramentas de apoio e estímulo às diversas fases sequenciais de apoio à valorização e transferência de projetos de I&D+I, desde a sua fase inicial a projetos amadurecidos procurando, por exemplo, oportunidades comerciais nacionais e/ou internacionais.

PRINCIPAIS METAS A ATINGIR

Indicador

Meta

Ações de disseminação realizadas no decorrer do projeto

380

Participantes nas ações de disseminação realizadas no decorrer do projeto

4.400

Entidades alvo da(s) ação(ões) de demonstração previstas no projeto

200

Empresas que beneficiaram potencialmente da ação coletiva

300

Empresas que implementaram atividades de inovação nos 6 meses apõs a conclusão do projeto

60

LOCAL DE IMPLEMENTAÇÃO