UACOOPERA lança concurso de provas de conceito
Como forma de financiar o amadurecimento de tecnologias da UA com potencial de aplicação no mercado, é lançado o concurso de Provas de Conceito, com financiamento global de 40 mil euros. Esta é uma oportunidade de alavancar os resultados de I&D e potenciar a sua transferência. Candidaturas até dia 26 de maio.
A UACOOPERA, estrutura transversal para a Cooperação com a Sociedade da UA está a promover uma nova edição do “Concurso de Provas de Conceito”, com o objetivo de aumentar o potencial de valorização de conhecimento científico e tecnológico e permitir a viabilização, aceleração e capacitação de projetos inovadores. O objetivo é captar a atenção de empresas que possam vir a assumir a sua comercialização.
Estão disponíveis 40 mil euros para financiamento dos projetos, com um valor máximo de 8 mil euros, pelo que podem ser premiados 5 ou mais projetos, de acordo com os orçamentos apresentados nas candidaturas e o montante disponível. Esta verba pode ser gasta na aquisição de matérias-primas e consumíveis, e na aquisição de serviços. Mais informação pode ser encontrada no Regulamento e no Aviso deste concurso.
Salienta-se ainda que as candidaturas serão avaliadas pelo potencial comercial e caráter inovador da tecnologia, mas também pelo plano de trabalhos e equipa apresentados. O prazo de candidaturas decorre entre 13 de maio e 26 de maio (pelas 18h), e os resultados serão divulgados a partir de dia 30 de maio. A apresentação de candidaturas é feita através da submissão de formulário próprio, disponível aqui.
O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional, sendo uma continuidade dos anteriores programas InovC, InovC 2020 e InovC+. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca 4,1 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.