Exobike

Na área da saúde, nomeadamente em monitorização, os sensores inerciai têm sido alvo de investigação em situações de apoio à reabilitação física e monitorização da locomoção de doentes de Parkinson e Alzheimer. A eficácia destes sensores depende da capacidade dos algoritmos em reunir a informação de cada um deles e estimar informação mais precisa, mediante algoritmos de fusão sensorial. A reabilitação motora de pessoas que tenham sofrido acidentes ou sofram de alguma incapacidade permanente requer frequentemente o recurso a soluções com estruturas físicas para orientar ou sustentar movimentos.

O sistema proposto permite realizar este controlo de movimentos, baseado nos dados provenientes de sensores inerciais, comunicados por redes de sensores sem fios.

Foi desenvolvida uma ExoBike (bicicleta que assume a função de exosqueleto) para recuperação de indivíduos que sofreram traumatismos ósseos, bem como na recuperação, treino e diagnóstico precoce de pacientes com doenças neuro degenerativas.

Investigador(a) responsável
LR

Luis Roseiro

IPC

GP

Gabriel Pires

IPT

Categorias
  • Saúde e Bem-Estar
Tags
  • Saúde
  • Exosqueleto
  • Engenharia médica
Endereço(s) Web

Vídeo