Sobre Nós

Competências

O Núcleo de Turismo exerce as suas competências no domínio da gestão e da promoção da oferta turística da UC, bem como da promoção da marca UC, através da adequada gestão das Lojas UC, competindo-lhe, designadamente:

  • Elaborar um plano de ação anual para o Turismo da UC, que preveja objetivos e métricas mensuráveis, a aprovar pelo Reitor;
  • Desenvolver e executar o plano de ação anual para o Turismo da UC;
  • Definir e manter atualizadas as modalidades do serviço turístico oferecido pela UC, com vista a criar novas ofertas turísticas, atingindo públicos-alvo diferentes e mais diversificados;
  • Apresentar propostas que permitam a racionalização dos meios disponíveis e a construção progressiva de uma estrutura eficiente que assegure resposta de elevada qualidade na oferta turística;
  • Promover as potencialidades da visita turística ao Paço das Escolas e intensificar a articulação de proximidade com os restantes espaços turísticos da UC e da Alta;
  • Programar e desenvolver novos produtos turísticos, bem como atividades e eventos relacionados, designadamente exposições e seminários temáticos, em articulação com as entidades do setor e com o turismo da cidade, da região centro e do país;
  • Promover parcerias com entidades locais e regionais, designadamente para a realização de mostras, de workshops e de degustações reveladoras da identidade cultural da região de Coimbra;
  • Criar mecanismos que permitam o adequado apoio e acompanhamento aos turistas, bem como monitorizar e avaliar a satisfação dos serviços prestados;
  • Assegurar a gestão de conteúdos e o marketing digital nas plataformas do Turismo UC e naquelas em que a UC marca presença, designadamente na Internet e nas redes sociais, potenciando a sua permanente atualidade e novidade;
  • Gerir e promover as Lojas UC, em termos de conceito para exploração da marca UC;
  • Desenvolver outras atividades que, no domínio da sua atuação, lhe sejam cometidas.

Missão

A Universidade de Coimbra é uma instituição de criação, análise crítica, transmissão e difusão de cultura, de ciência e de tecnologia que, através da investigação, do ensino e da prestação de serviços à comunidade, contribui para o desenvolvimento económico e social, para a defesa do ambiente, para a promoção da justiça social e da cidadania esclarecida e responsável para a consolidação da soberania assente no conhecimento.

A Universidade tem o dever de contribuir para:

  • A compreensão pública das humanidades, das artes, da ciência e da tecnologia, promovendo e organizando ações de apoio à difusão da cultura humanística, artística, científica e tecnológica, disponibilizando os recursos necessários a esses fins;

  • O desenvolvimento de atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimento, assim como de valorização económica do conhecimento científico;

  • A promoção da mobilidade efetiva de docentes e investigadores, estudantes e diplomados, tanto a nível nacional como internacional, designadamente no espaço europeu de ensino superior e no espaço da comunidade dos países de língua portuguesa.

In Estatutos da Universidade de Coimbra, art. Nº 2.º

Valores

Objetivos

Através do despacho nº 264/2014, publicado na 2º série do Diário da República, nº 4, de 7 de Janeiro, foi criado um projeto especial, designado “Turismo e Loja UC”, o qual se propõe a cumprir os seguintes objetivos:

  • Definir o âmbito e identificar as modalidade Definir o âmbito e identificar as modalidades do serviço turístico oferecido pela UC, com vista ao afirmar da missão e das estruturas da futura Divisão de Turismo da UC;
  • Aprofundar o diagnóstico dos aspetos fortes e dos aspetos débeis da estrutura existente, elaborando propostas no sentido da racionalização dos meios disponíveis e da construção progressiva de uma estrutura profissional eficiente que assegure resposta de elevada qualidade na oferta turística da UC;
  • Maximizar as potencialidades da visita turística ao Paço das Escolas e intensificar a articulação de proximidade com os restantes espaços turísticos da UC e da Alta;
  • Programar e desenvolver novos produtos turísticos, bem como atividades e eventos correlatos (exposições temporárias, seminários temáticos, etc.), em articulação com a indústria do setor e com o turismo da cidade, da região centro e do país;
  • Desenvolver e implementar, em termos de conceito para exploração da marca UC, um projeto profissional para a Loja UC;
  • Propor e diligenciar a constituição de um Conselho Estratégico de Acompanhamento do Turismo da UC constituído por membros da Equipa Reitoral, estudiosos da UC, e representantes do setor, destinado a acompanhar e aconselhar sobre as atividades turísticas promovidas no Âmbito da Universidade de Coimbra;
  • Propor ações e desenvolver e iniciativas tendentes a alargar, de maneira eficaz e sustentada, o leque da oferta turística, com particular destaque para o desenvolvimentode propostas a submeter a entidades financiadores regionais, nacionais e internacionais.

Estrutura Orgânica

AG

André Goes

Supervisão Apoio à Gestão RH
DF

Diana Ferreira

Gestão de RH NTUC Apoio à Gestão de Logística
DS

Diana Soares

Supervisão Apoio à Gestão Financeira NTUC
JS

José Miguel Sá

Supervisão Gestão Plataforma UCTour
NM

Nuno Marques

Supervisão
TC

Tânia Carvalho

Gestão da Qualidade Apoio à Plataforma UCTour
AF

Alexandra Fernandes

Responsável Front-office Apoio à Gestão de Visitas Escolares
JC

José Capela

Responsável Front-office Apoio à Gestão da Loja UC
JC

Joel Carvalho

Gestão de Operadores e Guias-intérpretes
JA

Julien Alligier

Apoio à Gestão de Visitas Guiadas e Monitores Visitas Guiadas
MB

Madalena Brás

Gestão de Loja UC
MF

Mariana Freitas

Marketing e Comunicação do NTUC Loja online UC
MB

Mário Brito

Gestão Financeira do NTUC
OC

Oscar Cumps-Ruelle

Gestão de Visitas Guiadas e Monitores Visitas Guiadas
SF

Sérgio Flores

Gestão das Visitas Escolares Apoio aos Serviços de Capelania Gestão de Eventos/Logística