Sobre Nós
Competências
O Núcleo de Turismo exerce as suas competências no domínio da gestão e da promoção da oferta turística da UC, bem como da promoção da marca UC, através da adequada gestão das Lojas UC, competindo-lhe, designadamente:
- Elaborar um plano de ação anual para o Turismo da UC, que preveja objetivos e métricas mensuráveis, a aprovar pelo Reitor;
- Desenvolver e executar o plano de ação anual para o Turismo da UC;
- Definir e manter atualizadas as modalidades do serviço turístico oferecido pela UC, com vista a criar novas ofertas turísticas, atingindo públicos-alvo diferentes e mais diversificados;
- Apresentar propostas que permitam a racionalização dos meios disponíveis e a construção progressiva de uma estrutura eficiente que assegure resposta de elevada qualidade na oferta turística;
- Promover as potencialidades da visita turística ao Paço das Escolas e intensificar a articulação de proximidade com os restantes espaços turísticos da UC e da Alta;
- Programar e desenvolver novos produtos turísticos, bem como atividades e eventos relacionados, designadamente exposições e seminários temáticos, em articulação com as entidades do setor e com o turismo da cidade, da região centro e do país;
- Promover parcerias com entidades locais e regionais, designadamente para a realização de mostras, de workshops e de degustações reveladoras da identidade cultural da região de Coimbra;
- Criar mecanismos que permitam o adequado apoio e acompanhamento aos turistas, bem como monitorizar e avaliar a satisfação dos serviços prestados;
- Assegurar a gestão de conteúdos e o marketing digital nas plataformas do Turismo UC e naquelas em que a UC marca presença, designadamente na Internet e nas redes sociais, potenciando a sua permanente atualidade e novidade;
- Gerir e promover as Lojas UC, em termos de conceito para exploração da marca UC;
- Desenvolver outras atividades que, no domínio da sua atuação, lhe sejam cometidas.
Missão
A Universidade de Coimbra é uma instituição de criação, análise crítica, transmissão e difusão de cultura, de ciência e de tecnologia que, através da investigação, do ensino e da prestação de serviços à comunidade, contribui para o desenvolvimento económico e social, para a defesa do ambiente, para a promoção da justiça social e da cidadania esclarecida e responsável para a consolidação da soberania assente no conhecimento.
A Universidade tem o dever de contribuir para:
-
A compreensão pública das humanidades, das artes, da ciência e da tecnologia, promovendo e organizando ações de apoio à difusão da cultura humanística, artística, científica e tecnológica, disponibilizando os recursos necessários a esses fins;
-
O desenvolvimento de atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimento, assim como de valorização económica do conhecimento científico;
- A promoção da mobilidade efetiva de docentes e investigadores, estudantes e diplomados, tanto a nível nacional como internacional, designadamente no espaço europeu de ensino superior e no espaço da comunidade dos países de língua portuguesa.
In Estatutos da Universidade de Coimbra, art. Nº 2.º
Objetivos
Através do despacho nº 264/2014, publicado na 2º série do Diário da República, nº 4, de 7 de Janeiro, foi criado um projeto especial, designado “Turismo e Loja UC”, o qual se propõe a cumprir os seguintes objetivos:
- Definir o âmbito e identificar as modalidade Definir o âmbito e identificar as modalidades do serviço turístico oferecido pela UC, com vista ao afirmar da missão e das estruturas da futura Divisão de Turismo da UC;
- Aprofundar o diagnóstico dos aspetos fortes e dos aspetos débeis da estrutura existente, elaborando propostas no sentido da racionalização dos meios disponíveis e da construção progressiva de uma estrutura profissional eficiente que assegure resposta de elevada qualidade na oferta turística da UC;
- Maximizar as potencialidades da visita turística ao Paço das Escolas e intensificar a articulação de proximidade com os restantes espaços turísticos da UC e da Alta;
- Programar e desenvolver novos produtos turísticos, bem como atividades e eventos correlatos (exposições temporárias, seminários temáticos, etc.), em articulação com a indústria do setor e com o turismo da cidade, da região centro e do país;
- Desenvolver e implementar, em termos de conceito para exploração da marca UC, um projeto profissional para a Loja UC;
- Propor e diligenciar a constituição de um Conselho Estratégico de Acompanhamento do Turismo da UC constituído por membros da Equipa Reitoral, estudiosos da UC, e representantes do setor, destinado a acompanhar e aconselhar sobre as atividades turísticas promovidas no Âmbito da Universidade de Coimbra;
- Propor ações e desenvolver e iniciativas tendentes a alargar, de maneira eficaz e sustentada, o leque da oferta turística, com particular destaque para o desenvolvimentode propostas a submeter a entidades financiadores regionais, nacionais e internacionais.
Estrutura Orgânica
Alexandra Fernandes
Julien Alligier
Sérgio Flores