Formações iiiUC recebem destaque da EOSC como boa prática na ciência aberta

04 abril, 2025≈ 3 mins de leitura

Imagem adicionada à página da EOSC é registo do evento Comunidades de Ciência Aberta UC, realizado em 2024

© Lorena Caliman | UC Open Science

As Formações iiIUC, realizadas continuamente pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC desde 2020, acabam de ser incluídas no catálogo de resultados da EOSC Association. A atividade é destacada no macro-roteiro da EOSC como uma das contribuições dos parceiros, realizada a nível institucional, que sensibiliza para a importância da Ciência Aberta e facilita o compromisso institucional com as suas práticas universais.

A página da EOSC destaca ainda a promoção das melhores práticas na gestão de dados, no acesso aberto e no envolvimento do público através do repositório, workshops e iniciativas de divulgação. As formações são ainda apresentadas como apoio à Ciência Aberta através da disponibilização de recursos, formação e políticas alinhadas com as recomendações europeias e nacionais.

Valor agregado

A apresentação das Formações iiiUC no macro-roteiro da EOSC aponta ainda aspetos do seu valor agregado:

  • Abertura das sessões a toda a comunidade da Universidade de Coimbra, com enfoque no envolvimento de investigadores, gestores de ciência e estudantes de doutoramento.
  • Partilha de informação, promoção das melhores práticas e de oportunidades de aprendizagem em áreas-chave de investigação.
  • Abordagem de temas que apoiam o crescimento académico, tais como bases de dados bibliométricas, ferramentas de investigação digital, edição e indexação de revistas.

Explore mais recursos do macro-roteiro de implementação da EOSC aqui: https://eosc.eu/eosc-macro-roadmap/

Partilhe