OPERAS lidera sessão sobre confiança na esfera digital na cimeira científica da 79ª Assembleia Geral da ONU

Sessão decorre no dia 11 de setembro, às 16h, em formato híbrido

06 setembro, 2024≈ 4 mins de leitura

A infraestrutura de investigação OPERAS organiza uma sessão online intitulada “Fostering Trust in the Digital Sphere: A Multi-Stakeholder Approach Introduction” na cimeira científica da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas. A sessão decorre no dia 11 de setembro de 2024, às 11h (ET) / 16h (horário português), e tem como objetivo explorar abordagens e estratégias inovadoras para promover a confiabilidade nas interações digitais por meio da colaboração entre várias partes interessadas.

A proliferação de plataformas digitais e o aumento das tecnologias impulsionadas por Inteligência Artificial (IA) mudaram a dinâmica da informação, apresentando novos desafios, como privacidade de dados, viés algorítmico, desinformação online e desconfiança nas instituições. Esses desafios exigem estratégias inovadoras e de várias partes interessadas para promover a confiança na esfera digital. Como uma infraestrutura de investigação distribuída com foco nas ciências sociais e humanidades, a OPERAS vai além das soluções puramente tecnológicas para enfrentar a desinformação. Colocada na vanguarda do desenvolvimento de estratégias acionáveis, a OPERAS está comprometida em fornecer recomendações práticas que incorporam diversas perspectivas e especializações.

Detalhes da Sessão

A sessão cobrirá uma ampla gama de tópicos, incluindo confiabilidade da infraestrutura, governança e regulação, mecanismos de mediação, avanços científicos, e tem três objetivos principais:

  1. Avaliação das dimensões da confiança: Avaliar a confiança na esfera digital examinando a confiabilidade da infraestrutura, governança, regulação, mecanismos de mediação e avanços científicos, envolvendo diferentes partes interessadas para compreender a dinâmica da confiança.
  2. Estabelecimento de modelos de colaboração: Criar um modelo de colaboração multistakeholder para desenvolver Infraestruturas Públicas Digitais (IPDs) responsáveis por meio de princípios de laboratórios comunitários.
  3. Compartilhamento de melhores práticas: Compartilhar melhores práticas editoriais acadêmicas para combater a desinformação impulsionada por IA, garantindo a qualidade e integridade do conteúdo online.

Os participantes são convidados a se envolver em diálogos abertos, partilhar conhecimentos e experiências e colaborar para construir um ecossistema digital mais confiável e resiliente em benefício de todos.

Contexto

A participação da OPERAS neste evento é o resultado do workshop “TrustOn 2024 - tackling disinformation”, realizado no final de junho de 2024 na Royal Library of Belgium (KBR) em Bruxelas. Este workshop, sob os auspícios da presidência belga do Conselho da União Europeia e apoiado pelo BELSPO, reuniu investigadores de destaque, formuladores de políticas, representantes do terceiro setor, especialistas da indústria, líderes juvenis e outras partes interessadas. O objetivo foi explorar soluções inovadoras e centradas no ser humano e promover a colaboração no combate à desinformação. As falas de abertura foram feitas por Michael Arentoft, Chefe da Unidade de Ciência Aberta e Infra-estruturas de Investigação da Comissão Europeia, e Declan Kirrane, presidente da Cimeira da Ciência da ONU.

A UC esteve representada no evento com a participação do Vice-Reitor para a Comunicação, Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, e do investigador em pós-doutorado no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH), Nelson Ferreira.