OPERAS lidera sessão sobre confiança na esfera digital na cimeira científica da 79ª Assembleia Geral da ONU
Sessão decorre no dia 11 de setembro, às 16h, em formato híbrido
A infraestrutura de investigação OPERAS organiza uma sessão online intitulada “Fostering Trust in the Digital Sphere: A Multi-Stakeholder Approach Introduction” na cimeira científica da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas. A sessão decorre no dia 11 de setembro de 2024, às 11h (ET) / 16h (horário português), e tem como objetivo explorar abordagens e estratégias inovadoras para promover a confiabilidade nas interações digitais por meio da colaboração entre várias partes interessadas.
A proliferação de plataformas digitais e o aumento das tecnologias impulsionadas por Inteligência Artificial (IA) mudaram a dinâmica da informação, apresentando novos desafios, como privacidade de dados, viés algorítmico, desinformação online e desconfiança nas instituições. Esses desafios exigem estratégias inovadoras e de várias partes interessadas para promover a confiança na esfera digital. Como uma infraestrutura de investigação distribuída com foco nas ciências sociais e humanidades, a OPERAS vai além das soluções puramente tecnológicas para enfrentar a desinformação. Colocada na vanguarda do desenvolvimento de estratégias acionáveis, a OPERAS está comprometida em fornecer recomendações práticas que incorporam diversas perspectivas e especializações.
Detalhes da Sessão
A sessão cobrirá uma ampla gama de tópicos, incluindo confiabilidade da infraestrutura, governança e regulação, mecanismos de mediação, avanços científicos, e tem três objetivos principais:
- Avaliação das dimensões da confiança: Avaliar a confiança na esfera digital examinando a confiabilidade da infraestrutura, governança, regulação, mecanismos de mediação e avanços científicos, envolvendo diferentes partes interessadas para compreender a dinâmica da confiança.
- Estabelecimento de modelos de colaboração: Criar um modelo de colaboração multistakeholder para desenvolver Infraestruturas Públicas Digitais (IPDs) responsáveis por meio de princípios de laboratórios comunitários.
- Compartilhamento de melhores práticas: Compartilhar melhores práticas editoriais acadêmicas para combater a desinformação impulsionada por IA, garantindo a qualidade e integridade do conteúdo online.
Os participantes são convidados a se envolver em diálogos abertos, partilhar conhecimentos e experiências e colaborar para construir um ecossistema digital mais confiável e resiliente em benefício de todos.
Contexto
A participação da OPERAS neste evento é o resultado do workshop “TrustOn 2024 - tackling disinformation”, realizado no final de junho de 2024 na Royal Library of Belgium (KBR) em Bruxelas. Este workshop, sob os auspícios da presidência belga do Conselho da União Europeia e apoiado pelo BELSPO, reuniu investigadores de destaque, formuladores de políticas, representantes do terceiro setor, especialistas da indústria, líderes juvenis e outras partes interessadas. O objetivo foi explorar soluções inovadoras e centradas no ser humano e promover a colaboração no combate à desinformação. As falas de abertura foram feitas por Michael Arentoft, Chefe da Unidade de Ciência Aberta e Infra-estruturas de Investigação da Comissão Europeia, e Declan Kirrane, presidente da Cimeira da Ciência da ONU.
A UC esteve representada no evento com a participação do Vice-Reitor para a Comunicação, Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, e do investigador em pós-doutorado no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH), Nelson Ferreira.