Para além do PALOMERA: Como será o futuro dos livros em Acesso Aberto?
Fornecer recomendações baseadas em factos e acionáveis para promover a inclusão dos livros nas políticas de Acesso Aberto em toda a Europa: esse foi o objetivo final do projeto PALOMERA, que teve os seus trabalhos concluídos ao final do ano de 2024. Os principais resultados e recursos derivados do projeto, integrado pela UC, são agora apresentados de maneira resumida, bem como uma visão do que ele representará para o futuro.
Esta é uma versão resumida e traduzida do post final sobre o projeto PALOMERA, publicado no blog da Open Access Books Network (OABN) neste mês. O texto foi também publicado no blog da infraestrutura OPERAS.
Recursos e recomendações do PALOMERA
Os principais resultados do PALOMERA são a Base de Conhecimentos (Knowledge Base) e a análise dos seus conteúdos, o Fórum de Financiadores (que poderá ser renomeado como Fórum de Políticas), e as recomendações personalizadas sobre como as diferentes partes interessadas podem fazer progressos sustentáveis no sentido de aumentar os níveis de equidade na publicação de livros em Acesso Aberto e na elaboração de políticas.
As recomendações
As recomendações acionáveis fornecem orientações baseadas em evidências sobre boas práticas que podem ajudar os decisores políticos a construir políticas fortes, mas também apoiar outros grupos de intervenientes, incluindo editores, investigadores, fornecedores de infra-estruturas, bibliotecas e decisores políticos nacionais, para construir uma cultura forte e resiliente da publicação de livros em Acesso Aberto.
Os participantes no webinar final da OABN, realizado a 3 de dezembro de 2024, observaram que as recomendações serão particularmente úteis porque são simples e segmentadas, oferecendo diretrizes e boas práticas com indicação se são de curto, médio ou longo prazo. Permitem que as partes se comparem com um padrão de qualidade, e foi observado que seriam particularmente poderosas se fossem aprovadas e promovidas por outras organizações que trabalham em áreas relacionadas, por exemplo, CoARA, Science Europe e cOAlition S. A política pode exigir o cumprimento, mas as recomendações e os recursos do PALOMERA também podem criar incentivos, motivando a publicação de livros em Acesso Aberto entre editores, investigadores e financiadores.
Leia as recomendações aqui.
A base de conhecimentos e a análise
Para fundamentar as recomendações, o PALOMERA investigou a situação da definição de políticas para os livros de Acesso Aberto no Espaço Europeu de Investigação (ERA) através de estudos documentais, inquéritos, entrevistas aprofundadas e casos de utilização. Foram consultados mais de 650 documentos políticos e relacionados com políticas de 39 países da ERA, bem como 42 entrevistas anónimas com representantes de diferentes partes interessadas em livros de todos os cantos da Europa. A Base de Conhecimentos PALOMERA é uma coleção abrangente destes recursos e referências. Trata-se de um recurso que pode apoiar os decisores políticos à medida que desenvolvem ou atualizam as políticas de livros em Acesso Aberto, e está completamente disponível para que qualquer pessoa possa navegar, explorar e utilizar.
O PALOMERA identificou muitos casos de utilização para a Base de Conhecimentos. Os grupos de discussão e um inquérito às partes interessadas a nível da ERA revelaram que os casos de utilização mais importantes da Base de Conhecimentos incluem a recolha de provas, o acesso a conhecimentos ou recursos, a defesa da publicação e da política de livros em acesso aberto, a informação para a tomada de decisões, a identificação e partilha de boas práticas e a procura de comunidade, e constituem um forte argumento para o valor atual e potencial futuro da Base de Conhecimentos.
A Base de Conhecimento está alojada no OA Books Toolkit, um recurso agnóstico em relação às editoras que tem como objetivo informar os autores e outras partes interessadas sobre o processo de publicação de um livro em acesso aberto. O Toolkit foi atualizado em novembro de 2024 para incluir dez novos artigos sobre financiamento e políticas para livros em Acesso Aberto, retirados da investigação PALOMERA, numa nova secção “Políticas de livros em Acesso Aberto”. Isto tornou o Toolkit num recurso ainda mais robusto e abrangente sobre livros em Acesso Aberto.
Os dados da Base de Conhecimento foram analisados de modo a obter informações sobre o estado atual das políticas de livros de Acesso Aberto no Espaço Europeu de Investigação. Os resultados da análise serviram de base para as recomendações do projeto e oferecem o estudo mais abrangente de sempre sobre as políticas para livros em acesso aberto. Incluem não só uma análise estruturada e pormenorizada de um conjunto de políticas grande e internacionalmente diversificado, mas também um exame de outros conjuntos de dados que foram recolhidos para compreender em pormenor as circunstâncias de países individuais e grupos de partes interessadas.
Leia os resultados da análise aqui.
O Fórum de Financiadores
O Fórum de Financiadores é um espaço inclusivo e aberto onde os financiadores da investigação se reuniram durante o projeto PALOMERA para discutir o desenvolvimento das suas políticas para os livros em Acesso Aberto, tanto na ERA como para além dela. Os parceiros do projeto estão atualmente a discutir se existe a possibilidade de o renomear como Fórum de Políticas para Livros em Acesso Aberto, para sinalizar claramente que o seu objetivo e âmbito a partir de 2025 é apoiar todos os tipos de decisores políticos de livros em acesso aberto, e não apenas os financiadores.
Os participantes no webinar final da OABN, realizado em dezembro, argumentaram que o Fórum de Financiadores não só é importante em si mesmo, como também pode desenvolver e maximizar a utilidade dos outros resultados chave do PALOMERA: pode extrair a informação da Base de Conhecimentos, conduzindo uma análise mais aprofundada da riqueza de informação que contém para construir políticas mais robustas, e tem um papel importante na promoção das recomendações, verificando o progresso, oferecendo apoio e envolvendo organizações que não estão habituadas a ter livros OA na sua agenda.
O que vem a seguir?
No último webinar da série PALOMERA da OABN, realizado a 3 de dezembro de 2024, os membros da comunidade de livros em Acesso Aberto estiveram juntos para refletir sobre onde estará a publicação de livros em acesso aberto daqui a cinco anos e como a definição de políticas terá contribuído para isso.
Entre posições mais ou menos otimistas com relação à publicação em acesso aberto, a demora na mudança de percepção sobre esse tipo de publicação, e os diferentes papeis dos editores, a discussão também tocou no tópico da necessária mudança na cultura da investigação. Como um ponto comum, estava a percepção de quão essenciais são a criação de políticas e o financiamento. Os participantes também discutiram qual o papel da OABN em apoiar esse trabalho.
Reflexões de alguns parceiros do projeto
Para concluir essa viagem ao redor dos resultados do projeto PALOMERA, as equipas da SPARC Europe e DARIAH conversaram com alguns dos membros do projeto, que partilharam as suas ideias sobre as implicações de longo alcance do PALOMERA em vídeo. Confira a íntegra dos vídeos no post original no blog OABN ou no blog da OPERAS.