Plataforma de tradução da UC é integrada no European Diamond Capacity Hub
MONDAECUS passa a fazer parte da lista de recursos no portal EDCH
A plataforma MONDAECUS, desenvolvida pela UC no contexto do projeto OPERAS-PLUS, acaba de ser integrada como recurso do European Diamond Capacity Hub. A inclusão do serviço da UC no diretório representa a crescente importância da ferramenta colaborativa no contexto da Ciência Aberta a nível europeu, contribuindo para os princípios da bibliodiversidade e do multilinguismo nas publicações académicas.
Além de figurar como serviço indicado no diretório de Recursos e Diretrizes no portal do EDCH, a MONDAECUS tem sido utilizada pela equipa EDCH na tradução de seus materiais. A plataforma é recomendada como valiosa para editoras e conselhos editoriais que buscam produzir conteúdo e metadados multilíngues, promovendo a bibliodiversidade e a acessibilidade.
Atualização e Hackathon
Após a sua versão Alpha lançada em 2024, a MONDAECUS tem passado por constantes atualizações e melhorias. Para o mês de outubro deste ano, é prevista uma atualização importante, que será lançada durante o evento de tradução colaborativa (Hackathon) a decorrer na Semana Internacional do Acesso Aberto. O evento é organizado como parte do projeto ATRIUM.
Sobre o EDCH
O European Diamond Capacity Hub (EDCH) é um coletivo que presta serviços a editoras de acesso aberto Diamante, prestadores de serviços e fornecedores de ferramentas e tecnologia. Ele ocupa o seu lugar ao lado de outros Centros de Capacitação regionais, como Redalyc-Amelica e AJOL, e, assim, fornece uma porta de entrada para a comunidade global de Acesso Aberto Diamante.
Saiba mais: https://diamas.org