INICIATIVAS ESTRATÉGICAS
[Linhas de Orientação Estratégica]
Conheça os objetivos e as iniciativas estratégicas de cada um dos pilares de missão e de recursos.
Pilares de Missão
OBJETIVO
Reforçar a presença da Universidade de Coimbra no Espaço Europeu de Investigação, desenvolvendo uma política de investigação centrada na promoção da excelência.
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS
Reforçar estruturas de suporte e mecanismos de coordenação da investigação, eficazes e eficientes, permitindo a focalização dos investigadores na componente científica dos programas e projetos em que se encontrem envolvidos.
Fortalecer a captação de financiamento competitivo em investigação, nomeadamente a nível europeu/internacional.
Reforçar a capacidade dos Centros e Unidades de Investigação da Universidade de Coimbra, nomeadamente através do fomento e reforço da interdisciplinaridade e da transversalidade, incentivando as redes de investigação dentro da comunidade científica da UC.
Aumentar a participação em redes de investigação, a nível nacional e a nível internacional, que permitam o reforço da sua capacidade científica, fortalecendo simultaneamente a participação em centros de decisão.
OBJETIVO
Reforçar a presença da Universidade de Coimbra no Espaço Europeu de Ensino, criando uma Universidade centrada na qualidade do ensino, que possibilite uma formação integral dos estudantes e adeque a oferta formativa às necessidades da envolvente, atraindo os melhores estudantes.
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS
Promover uma preparação sólida dos estudantes e desenvolver uma cultura de avaliação contínua da qualidade pedagógica.
Fomentar a articulação entre a investigação e o ensino, transformando a Universidade num centro de produção de conhecimento.
Atrair os melhores estudantes, numa base de recrutamento nacional e internacional.
Promover o desenvolvimento global dos estudantes, estimulando a sua participação crítica e inovadora e promovendo o seu desenvolvimento pessoal e a participação cívica.
Promover a formação ao longo da vida, como estímulo ao desenvolvimento e atualização profissional e ao enriquecimento intelectual.
OBJETIVO
Fortalecer o papel motor da Universidade de Coimbra no desenvolvimento económico, social e cultural e incrementar a sua capacidade de intervenção, nacional e internacional, através da intensificação da
ligação à sociedade e meio envolvente e do reforço da transferência de conhecimento, valorizando o seu valor acrescentado.
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS
Desenvolver uma política cultural ativa e responsável, colocando a UC no mapa nacional e internacional, através do fomento da atividade cultural, artística e desportiva.
Promover a língua, a cultura e a cidadania lusófonas.
Promover uma cultura de criatividade e inovação, de empreendedorismo e de espírito crítico.
Reforçar o apoio à transferência de conhecimento, à gestão da propriedade intelectual e à criação de empresas.
Posicionar a UC como entidade catalisadora da transferência de conhecimentos.
Posicionar a UC como referência internacional de inovação, potenciando a participação em redes internacionais.
Pilares de Recursos
OBJETIVO
Valorizar as pessoas, suas iniciativas e contributos, reforçando a proximidade da UC às suas necessidades e expetativas
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS
Valorizar as pessoas, as suas competências, as suas iniciativas e contributos, reconhecendo-as como indivíduos e como equipa, potenciando a permanência de talentos.
Promover a participação de toda a comunidade académica nas grandes reflexões realizadas na UC, estimulando e apoiando ideias inovadoras.
Instituir uma política comum de gestão de recursos humanos, que estabeleça princípios gerais a serem seguidos por todas as Unidades e Estruturas da UC, incluindo o desenvolvimento de uma política de diferenciação ao nível do recrutamento e gestão de oportunidades.
Agilizar e flexibilizar os instrumentos de gestão.
VISÃO
Promover a sustentabilidade económico-financeira da Universidade de Coimbra.
LINHAS DE ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA
Fomentar uma cultura de rigor de transparência na afetação de recursos às diversas atividades da Universidade.
Promover a criatividade na captação de recursos e de apoios como garante de sustentabilidade, reforçando as alternativas de financiamento e as receitas próprias e diversificando as suas origens.
Desenvolver a gestão de recursos, potenciando o seu valor e promovendo uma maior eficiência na sua utilização.
Agilizar e flexibilizar os instrumentos de gestão.
OBJETIVO
Promover a melhoria sistemática das infraestruturas e assegurar uma gestão integrada e assente em critérios de responsabilidade e de sustentabilidade.
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS
Gerir de forma sustentável e integrada as infraestruturas dos polos universitários, maximizando o aproveitamento do património existente, garantindo viabilidade financeira a longo prazo.
Planear de forma concertada o crescimento físico da UC, seja através de novas instalações ou de ampliação das já existentes.
Assegurar a reorganização dos espaços dentro do universo UC, com base na sua utilização efetiva.
Melhorar a eficiência energética, o desempenho ambiental dos edifícios e a qualidade da sua envolvente.
OBJETIVO
Potenciar a utilização dos recursos organizacionais como um dos elementos centrais da competitividade da UC.
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS
Desenvolver a presença da UC em espaços internacionais estratégicos (nomeadamente CPLP ou países com fortes comunidades portuguesas) e criação de programas em cooperação, com base em princípios de qualidade e sustentabilidade financeira.
Gerar mecanismos de promoção da marca UC, matriz identitária e cultivando a interação e as relações da Universidade com a sociedade.
Aperfeiçoar a política de comunicação interna e externa, promovendo a transparência e dando a visibilidade às dimensões de prestígio da UC.
Estimular princípios de responsabilidade social na sua cultura interna.
Desenvolver na UC uma cultura de integração e de melhoria contínua com base em metodologias de planeamento, gestão e avaliação, promovendo e expandindo a utilização de ferramentas de gestão e de plataformas tecnológicas que facilitem a focalização nas suas missões.
Desenvolver ações concertadas no âmbito da candidatura da Universidade a património mundial da UNESCO, galvanizando parceiros municipais e nacionais e promovendo a adesão da população.