QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICA

O quadro de definição estratégica contempla um conjunto de pilares estratégicos, subdivididos em dois grupos: pilares de missão e pilares de recursos. O primeiro relaciona-se de forma direta com as missões essenciais da Universidade, estando subdividido em três pilares: a investigação, o ensino e a transferência de conhecimento, esta considerada na perspetiva da cultura e das artes, da prestação de serviços à comunidade e da inovação e criação de empresas. O segundo grupo encontra-se dividido em quatro tipo de recursos: pessoas, económico-financeiros, infraestruturas e organizacionais, funcionando como o meio a partir do qual a Universidade irá desenvolver a sua estratégia para atingir os objetivos que almeja.

E num mundo cada vez mais globalizado, a interação com o meio envolvente em que a Universidade de Coimbra se insere e com que interage permanentemente assume uma importância crucial. É, desde logo, o meio involvente que gera oportunidades e ameaças, influenciando e determinando as decisões estratégicas da instituição. E é também esta ligação da UC a todos os interlocutores exteriores, a todos os níveis – do local ao internacional – que tem um papel determinante no sucesso da estratégia que for definida.
Assim, a intensificação desta ligação ao meio envolvente, explorando e aproveitando novas oportunidades, incrementando o papel interventivo da UC e aumentando o seu prestígio e projeção, a nível nacional e internacional, é assumida como uma preocupação transversal a todo o Plano Estratégico.