ENQUADRAMENTO
Com o Plano Estratégico 2019‑2023, a Universidade de Coimbra será uma universidade cada vez mais capacitada para construir o futuro, dando corpo à sua visão e aos seus objetivos, de forma sustentável e socialmente responsável.
Este imprescindível documento permitirá à UC ser internacionalmente reconhecida como uma universidade de investigação, em que a produção de conhecimento de elevada qualidade influencie o processo educativo e aumente a partilha de conhecimento com a sociedade, dando resposta aos problemas que são de todos/as e de cada um/a e contribuindo sem reservas para o desenvolvimento sustentável.
Tendo sempre presente que as pessoas são a componente mais importante da estratégia e que todas as pessoas são importantes para atingir o sucesso, o Plano Estratégico resulta de um amplo processo de auscultação e de reflexão dinamizado entre maio e novembro, que contou com o envolvimento e a participação ativa da comunidade académica.
Tal reflexão abrangeu ainda, e em simultâneo, parceiros académicos e agentes externos, contribuindo para o fortalecimento da relação entre a UC e a sociedade e para uma abordagem participativa alargada, transversal e multicultural, ao integrar diferentes perspetivas e contributos.
O Plano Estratégico apresenta as linhas de orientação estratégica para a UC e as metas que contribuirão, no quadriénio do mandato reitoral em curso, para alcançar a visão, definindo o percurso orientador que melhor permite, à luz do conhecimento atual, atingir os resultados desejados.
E porque o êxito na implementação da estratégia vai depender também da preparação para encarar diferentes cenários da evolução do meio envolvente, plausivelmente desenhados, a componente prospetiva constituiu uma peça essencial no processo.
O Plano de Ação da UC complementa o Plano Estratégico, sistematizando as principais ações destinadas a concretizar as linhas de orientação estratégica elencadas para o quadriénio 2019-2023. Mas atingir as metas propostas depende também do sucesso do alinhamento das metas e das ações do Plano da Qualidade e dos Planos de Ação de todas as unidades, dos Serviços de Ação Social e da Administração.
Ao longo dos ciclos de planeamento estratégico anteriores foi sendo criada e desenvolvida uma cultura de acompanhamento permanente e de avaliação regular da atividade da UC, transversal a toda a estrutura orgânica e aos diversos níveis de gestão, já perfeitamente assimilada pela comunidade académica.
Integrada no ciclo de gestão, a dinâmica manter-se-á, permitindo o desenvolvimento contínuo dos processos de planeamento, monitorização, avaliação e retroação, com vista à excelência em todos os pilares, eixos e áreas.