QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICA

Porque a estratégia só terá sucesso se for implementada com as pessoas e para as pessoas, que constituem o ativo mais importante de uma organização e a componente mais importante da estratégia adotada, as pessoas assumem um lugar destacado no novo quadro de referência estratégica. No novo modelo dinâmico, a vertente “Pessoas” serve de eixo central ao movimento dos pilares estratégicos de missão e, consequentemente, ao funcionamento da Universidade de Coimbra.

Os pilares de missão Investigação & Inovação, Ensino e Desafios Societais, diretamente relacionados com os fins nucleares da UC, são cruzados pelo relevante pilar de missão Internacionalização, procurando-se atingir um maior reconhecimento global. Os eixos de missão correspondem aos recursos necessários para atingir os referidos fins nucleares, abrangendo, para além das Pessoas, as dimensões Qualidade, Instalações, Financiamento e Comunicação.

A afirmação da UC em patamares de excelência pressupõe a adoção de uma perspetiva de gestão sustentável das suas atividades e recursos e de responsabilidade social na sua atuação, permitindo-lhe responder às necessidades do presente, sem comprometer o futuro, reforçando a consciência e a ação cívica. A Sustentabilidade e a Responsabilidade Social representam assim atitudes, comportamentos e ações que enquadram toda a atividade da Universidade de Coimbra, sendo transversais e devendo estar sempre presentes em todas as suas áreas de atuação, pelo que assumem um papel de destaque no Plano Estratégico 2019-2023.