Júri do Concurso
Amílcar Falcão é Licenciado em Ciências Farmacêuticas (1989), Doutorado (1995) e Agregado (2002) em Farmácia (Especialidade de Farmacologia) pela Universidade de Coimbra, instituição na qual é Professor Catedrático (2007). Foi Diretor da Faculdade de Farmácia (2010-2012) e do Instituto de Investigação Interdisciplinar (2013-2019). Foi Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (2011-2019), instituição da qual é Reitor desde 2019.
Possui uma extensa produtividade científica onde se contam mais de 250 artigos científicos em revistas indexadas com um número de citações acumulado superior a 8.000. Tem uma larga experiência na supervisão de trabalhos de investigação (mestrado, doutoramento e pós-doutoramento), incluindo mais de 50 estudantes, dos quais 40 já terminaram as suas teses. É convidado regularmente a desempenhar a função de reviewer, pertencendo igualmente ao corpo editorial de várias revistas científicas. Recebeu já vários prémios nacionais e internacionais que reforçam a visibilidade e qualidade do trabalho que vem desenvolvendo ao longo da sua carreira.
É Diretor Técnico da empresa ICNAS Pharma (empresa detida a 100% pela Universidade de Coimbra), tendo participado ativamente na obtenção do primeiro medicamento radiofarmacêutico desenvolvido e registado em Portugal (Fluodesoxiglucose [18F] UC). Destaca-se a sua contribuição para o desenvolvimento do primeiro medicamento português a ser comercializado (Acetato de Eslicarbazepina; Antiepiléptico; Zebinix®) e, mais recentemente, do Opicapone (Antiparkinsónico; Ongentys®) [Laboratórios BIAL].
Atualmente Vice-Reitor para a Inovação, Relação com Empresas e Empregabilidade.
Licenciado em Biologia pela Universidade dos Açores (2002). Doutorado em Biologia, especialidade de Microbiologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (2009). Master in Business and Administration para Executivos pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2013).
Gestor de ciência e investigador do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, desde 2015, na área da Inovação e Empreendedorismo. Iniciou a sua atividade acadêmica em 2009, enquanto investigador pós-doutorado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Entre 2003 e 2009, foi investigador do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. É (co)autor de cerca de 30 artigos científicos.
Entre 2016 e 2019, foi gestor de ciência no Laboratório MAREFOZ da Universidade de Coimbra, assim como diretor executivo da Incubadora de Mar & Indústria da Figueira da Foz. Entre 2019 e 2023, foi coordenador do Projeto Especial UC Business da Universidade de Coimbra. Entre 2021 e 2023, foi responsável pelos projetos nacionais InovC+, UI-CAN, UI-Transfer, e internacionais HIVE e Inespo Plus, que visam a transferência de conhecimento e tecnologia e o estímulo ao empreendedorismo. Entre 2021 e 2023, foi secretário executivo da MetaRedX em Portugal, visando a formação e valorização dos gabinetes de empreendedorismo das Instituições de Ensino Superior nacionais. Entre 2021 e 2023, dinamizou a implementação do Centro de Tecnologia e Inovação, associado à indústria automóvel, STAR Institute, tendo obtido financiamento e reconhecimento pela Agência Nacional de Inovação.
Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, é jurista e Professora Catedrática da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, instituição onde se doutorou em 1994. Integrou diversas comissões de elaboração de leis, designadamente as de redação da Lei da Nacionalidade, do Projeto de Lei da Reforma Administrativa, ou da revisão do Código do Procedimento Administrativo, e elaborou os projetos de Estatuto do Notariado e de Estatuto da Ordem dos Notários. Tem investigado e publicado nas áreas do Direito Administrativo, Direito Constitucional, Teoria Geral do Estado, Direito do Ambiente e Direito do Urbanismo. É sócia-efetiva da Academia das Ciências de Lisboa e, desde 2021, Vice-Presidente da sua Classe de Letras. Foi agraciada com as seguintes condecorações: Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1995) e Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (2016). Foi também Diretora da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Vice-Reitora e Reitora da Universidade Católica Portuguesa. Tem também investigado e ensinado em várias universidades portuguesas e estrangeiras.
Com mais de 45 anos de experiência, Esmeralda Dourado construiu uma carreira ilustre em diversos sectores de atividade, demonstrando a sua liderança e competência estratégica. Até recentemente, foi membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP - Energias de Portugal, SA e membro não-executivo do Conselho de Administração da TAP. Atualmente, exerce funções no Conselho Fiscal da Mystic Invest Holding SA, uma holding financeira familiar no sector das Viagens & Turismo, e preside ao Conselho Fiscal da Active Cap - Capital Partners SCR, SA. Atualmente, como empresária, Esmeralda Dourado gere os seus próprios negócios.
Tem também dado contributos significativos para o sector bancário e financeiro, tendo sido Vice-Presidente do Citibank em Portugal e membro do Conselho de Administração do Banco Fonsecas & Burnay, da União de Bancos Portugueses e do Interbanco (atual Banco Santander Consumer Portugal), onde liderou várias áreas de negócio durante o seu mandato.
Nascido em 1946, iniciou a sua carreira profissional em Setembro de 1963, na ANIBAL H. ABRANTES,
S.A. (empresa fundadora da Indústria de Moldes em Portugal) da qual é hoje Presidente do Conselho de
Administração.
Presidente do Conselho de Administração do Grupo IBEROMOLDES.
Foi Presidente e é atualmente Board Member da EFFRA - European Factories of the Future Research Association.
Foi Presidente da ISTMA-EUROPE – International Special Tooling and Machining Association e Vice Presidente da ISTMA World.
CEO da TMG Automotive desde 2008 – divisão do Grupo TMG especializada em interiores têxteis para automóveis (exportações para marcas como Toyota, BMW, Mercedes e Porsche)
Licenciada em Economia pela University of Manchester, com ensino básico no Canadá e secundário no Reino Unido
Em junho de 2025 foi distinguida com o prestigiado KAIZEN™ Award 2024, da Kaizen Awards Portugal, por liderança inovadora e foco na transformação sustentável da indústria.
Em 2024, a TMG Automotive recebeu também o Operational Excellence Award for Industry, reforçando os méritos de eficiência e melhoria contínua.
Em 2020, foi galardoada com o BPI Women Entrepreneur Award, concedido pela BPI e IWEC, reconhecendo a sua visão, liderança e espírito empreendedor.
Foi presidente da Direção da COTEC Portugal (assumiu como a primeira mulher nesta posição)
Foi Membro do Conselho Consultivo da Católica Porto Business School e da Comissão Executiva do MIT Portugal Program
Docente em programas de formação executiva no ISCTE Executive Education, com enfoque em sustentabilidade e inovação social
Defensora da sustentabilidade, com ênfase em “não comprometer o futuro” e antecipação proativa de medidas ambientais no setor automóvel
Reconhecida pela revista Forbes Portugal como uma das mulheres mais poderosas dos negócios em Portugal, ocupando o 4.º lugar no ranking de 2024
Paulo Marques é doutorado em Sistemas Distribuídos e tem uma carreira consolidada na interseção entre investigação científica, inovação tecnológica e empreendedorismo. Foi docente na Universidade de Coimbra e colaborou com a Carnegie Mellon University, integrando o programa conjunto de Mestrado em Engenharia de Software entre ambas as instituições. É autor de 40 artigos científicos na área das tecnologias de informação.
É cofundador da Feedzai, onde desempenhou durante 13 anos (até maio de 2022) o cargo de Chief Technology Officer (CTO), mantendo-se atualmente ligado à equipa de gestão. O seu percurso inclui ainda colaborações com entidades como a Agência Espacial Europeia, Microsoft, Critical Software e Siemens, bem como a cofundação da Wit Software.
Atualmente, é investidor e mentor em vários projetos de base tecnológica, como a Neuraspace, e está envolvido na implementação do projeto Tumo Coimbra, um centro de aprendizagem criativa para jovens nas áreas da tecnologia e das artes digitais.
Maria do Carmo Neves é médica pulmonologista e cofundadora da Tecnimede, grupo farmacêutico português, em 1976, ao lado do marido, Jorge Ruas da Silva. Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, é especialista em Pneumologia desde 1986.
Atualmente, é presidente do Conselho de Administração do Grupo Tecnimede, responsável por uma organização que investe cerca de 15 % da faturação em I&D, conta com mais de 440 patentes, duas unidades fabris (Portugal e Marrocos) e exporta mais de 50 % da sua produção para cerca de 100 países.
É também presidente da APOGEN (Associação Portuguesa de Produtos Genéricos e Biossimilares) desde 2021, após acumular 11 anos de presença na direção
Reconhecida pela Forbes Portugal como a segunda mulher mais poderosa na área da saúde.
Além da liderança empresarial, integra o Board do IBET, o Conselho Geral da CIP (mandato 2023‑2027) e está envolvida com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Colab4Ageing.