O Provedor do Estudante é um órgão da Universidade que tem como objetivo fomentar a consciencialização dos estudantes sobre o direito de receber um serviço público de qualidade, eficiente e respeitoso e, igualmente, encorajá-los a participar na melhoria desse serviço através do seu empenhamento pessoal e da sua capacidade crítica.
O cargo de Provedor de Estudante foi criado pelo Regulamento Jurídico das Instituições de Ensino Superior em 2007 e existe na Universidade de Coimbra desde 2009. É um órgão sem carácter administrativo, deliberativo, executivo ou disciplinar.
A missão principal do Provedor do Estudante é velar pelo respeito pelos direitos e interesses legítimos dos estudantes da Universidade de Coimbra, por via de uma ação independente, imparcial e confidencial.
Quando toma conhecimento de um facto que coloque esses direitos ou interesses legítimos em causa, por comunicação de estudantes, dos seus representantes ou por qualquer outro meio credível, o Provedor deve procurar recolher indícios fundamentados de tais práticas e desenvolver, através da mediação formal e informal com as diversas partes envolvidas, os trâmites necessários à clarificação ou resolução do problema.
Além disso, ao Provedor do Estudante é conferida a tarefa de, a partir das mensagens comunicadas individual ou coletivamente pelos estudantes, ou por iniciativa própria, recomendar as mudanças necessárias à melhoria dos normativos e dos serviços prestados pela Universidade.
O exercício das funções do Provedor é definido pelo Regulamento do Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra.