a carregar...

UC.PT

Universidade de Coimbra - Alta e Sofia

Casa das Caldeiras | Boiler House


1
 
23


DenominaçãoName
Casa das Caldeiras

Boiler House

Ocupação atualCurrent occupation
Faculdade de Letras

Faculty of Letters

PropriedadeOwnership
Universidade de CoimbraUniversity of Coimbra


Caracterização artística e arquitetónica

Art and Architecture

A Casa das Caldeiras, um dos raros repositórios do património industrial de Coimbra, apresenta um léxico arquitetónico moderno, sóbrio e funcional, reflexo das primitivas funções desempenhadas. A construção teve início em 1941, no âmbito da modernização e ampliação das infraestruturas geradoras de energia térmica para o funcionamento dos Hospitais da Universidade.

Contempladas no plano de recuperação e reintegração do edifício foram mantidas as estruturas arquitetónicas originais: a disposição interior, os acessos, as amplas janelas e a alta chaminé, assim como a maioria da maquinaria, com as duas caldeiras de grande porte, adquiridas em 1939 à firma inglesa S.E. de C. Babcock & Wilcox.

Sobre o antigo depósito de combustível, localizado no extremo sudoeste do edifício, foi construído um novo corpo para receber os diferentes serviços do Instituto de Estudos Artísticos, vocacionados essencialmente para o ensino e a promoção de eventos culturais.

The Boiler House, one of the rare examples of Coimbra’s industrial heritage, displays a modern architectural design, sober and functional, a reflection of its original functions. The construction initiated in 1941, when the University Hospital was modernised and expanded the infrastructures for generating thermal energy.


The plan for the rehabilitation and renovation of the building preserved its original architectural structures: the interior layout, the accesses, the wide windows and the high chimney, as well as most of the machinery, including two imposing boilers purchased in 1939 from the English company Babcock & Wilcox.

Over the old fuel deposit, located on the far southeast side of the building, a new block was constructed to accommodate the different services of the Course of Art Studies of the Department of History, Archeology and Arts of the Faculty of Letters; this block is essentially meant for teaching and for cultural events.



Intervenção proposta

Proposed intervention

Um ano após a sua desativação com a transferência dos Hospitais da Universidade nos anos 80, a Casa das Caldeiras acolheu o 9º Encontro de Fotografia de Coimbra, com uma exposição dedicada ao trabalho de Robert Frank, organizado pelo Centro de Estudos de Fotografia da Associação Académica de Coimbra.

O sucesso do acontecimento no domínio das artes visuais culminaria no início do projeto de instalar no edifício devoluto o Centro de Estudos de Fotografia. Entretanto, com a interrupção do propósito inicial surgiu a possibilidade de readaptar o plano traçado por João Mendes Ribeiro e Cristina Guedes, em 1991, para o estabelecimento do Instituto de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A obra decorreu entre os anos de 2006 e 2008.
The final transfer of the University Hospital to the area of Celas in the 1980s led to the closing of the Boiler House. One year after, the Centre of Photography Studies of the Coimbra Student Union organised the 9th Meeting of Photography of Coimbra there, with an exhibition dedicated to the works of Robert Frank.


The success of this event gave rise to the project of moving the Centre of Photography Studies to the vacant building. Although the original goal was abandoned, the plan designed by João Mendes Ribeiro and Cristina Guedes in 1991 was adapted for the purpose of establishing the Art Studies Institute of the Faculty of Letters there.


The works were carried out between 2006 and 2008.