a carregar...

UC.PT

Universidade de Coimbra - Alta e Sofia

Colégio do Carmo | College of Carmo


1
 
23


DenominaçãoName
Colégio de Nossa Senhora do Carmo

College of Nossa Senhora do Carmo

Ocupação atualCurrent occupation
Lar para Idosos, Casa para os Sem Abrigo (Ordem Terceira)

Retirement home, Homeless people shelter (Third Order)
PropriedadeOwnership
Ordem Terceira de São FranciscoThird Order of Saint Francis


Caracterização artística e arquitetónica

Art and Architecture

O Colégio foi fundado em meados de 1540. A edificação do Colégio do Carmo decorreu em duas fases distintas, ambas efetivadas na centúria de Quinhentos. A primeira corresponde à construção dos dormitórios, claustro, igreja e outras dependências fundamentais para a acolher a comunidade, entre 1540 e 1548; a segunda à conclusão da igreja colegial e à reedificação do claustro, entre 1597 e 1600.

O claustro, em torno do qual se reuniam as principais dependências do Colégio, apresenta um plano quadrado com duplo piso, segundo uma gramática classicista, e é ricamente decorado, no piso térreo, com painéis de azulejos, rococós, representando cenas da vida do Profeta Elias.    

Com o encerramento em 1834, a Ordem Terceira de S. Francisco obteve, em 1837, a propriedade da igreja colegial e, em abril de 1845, do restante complexo. Nos seis anos seguintes decorreram várias obras de readaptação do edifício a hospital.
The College was founded in 1540. The construction of the College of Our Lady of Mount Carmel took place in two distinct phases. During the first phase, between 1540 and 1548, the dormitories, the cloister, the church and other spaces for the accommodation of the community were built; the second phase corresponds to the completion of the College church and the rebuilding of the cloister, between 1597 and 1600.

The cloister, around which the main spaces of the College are organised, has a quadrangular plan of classical design, with two floors. The ground floor is richly decorated with rococo glazed tile panels representing the life of the Prophet Elijah.

After the College was shut down in 1834, the Third Order of Saint Francis was granted ownership of the College’s church (in 1837) and soon after, in April 1845, it acquired the rest of the complex with the purpose of establishing a hospital there. During the following six years the building underwent the remodeling work necessary for its new functions.



Intervenção proposta

Proposed intervention

O estudo apresentado visa a desconstrução de alguns elementos espúrios e descaracterizadores da integridade tipológica do edifício, assim como obras de conservação e restauro das dependências que se revestem de maior interesse histórico e artístico (igreja, sacristia, sala dos atos, refeitório e lavabo).

Alguns revestimentos azulejares estão correntemente a ser restaurados.

Com um estado de conservação em geral satisfatório, a generalidade das áreas serão objeto de ações de manutenção e/ou reabilitação.
The present study aims to eliminate the spurious elements that mar the typological integrity of the building. Works of conservation and restoration are also proposed for the elements with the most historical and artistic importance (church, sacristy, ceremonial room, refectory and its antechamber).

Some tile panels are currently being restored.

Although the building is well preserved, most of the spaces will undergo some form of intervention – either maintenance or rehabilitation.