a carregar...

UC.PT

Universidade de Coimbra - Alta e Sofia

Antigo Colégio das Artes – Inquisição | Former College of Arts – Inquisition


1
 
23


DenominaçãoName
Antigo Colégio das Artes – Inquisição

Former College of Arts - Inquisition

Ocupação atualCurrent occupation
Centro de Artes Visuais

Visual Arts Centre

PropriedadeOwnership
Câmara Municipal de CoimbraCoimbra City Council


Caracterização artística e arquitetónica

Art and Architecture

O Colégio das Artes foi provisoriamente instalado nos edifícios dos Colégios de São Miguel e de Todos os Santos, localizados na Rua da Sofia e pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz. Começaria a funcionar em 1548. Em 1549, principiavam as obras de readaptação, sob a direção de Diogo de Castilho.

A corporação colegial seria, em 1555, colocada sob tutela da Companhia de Jesus que entregaria o edifício ao Tribunal do Santo Ofício em 1566. O edifício foi em 1571 alvo de inúmeras obras de readaptação às novas funções.

Suprimido o tribunal inquisitorial do Santo Ofício, em 1821, o edifício colegial passou a albergar vários serviços públicos, o grupo de Teatro “A Escola da Noite” e algumas habitações.

Na década de 1950, acabariam por ser demolidas partes integrantes do antigo Colégio, mantendo-se incólumes o pátio principal e outras secções, entretanto recuperadas pelo arquiteto João Mendes Ribeiro, para aí instalar o Centro de Artes Visuais, inaugurado em 2003.

The Royal College of Arts was provisionally established in the buildings of the Colleges of St. Michael and All Saints, located on Sofia Street and belonging to the Santa Cruz Monastery, and it started to operate in 1548.  In 1549, works to adapt the Santa Cruz colleges began under the supervision of Diogo de Castilho.

In 1555, the college corporation was placed in the custody of the Society of Jesus, who handed the building over to the Inquisition in 1566. In 1571, the building underwent works of remodelling to adapt it to its new purposes.

After the termination of the Court of the Inquisition in 1821, the building was occupied by public services, by the theatre group “A Escola da Noite” and by some residential units.

In the 1950s, sections of the former College of Arts were demolished, but the main courtyard and other areas remained untouched, and were rehabilitated by the architect João Mendes Ribeiro, in order to establish there the Centre for Visual Arts, which was inaugurated in 2003.