a carregar...

UC.PT

Universidade de Coimbra - Alta e Sofia

Colégio da Trindade | College of Trindade


1
 
23


DenominaçãoName
Colégio da Santíssima Trindade

Holy Trinity College

Ocupação atualCurrent occupation
Devoluto

Unoccupied

PropriedadeOwnership
Universidade de CoimbraUniversity of Coimbra


Caracterização artística e arquitetónica

Art and Architecture

O conjunto edificado, cuja construção teve início em 1555, é composto pela igreja e áreas funcionais necessárias aos requisitos das estruturas de ensino e de habitabilidade dos religiosos, insere-se na corrente artística maneirista, resultando numa arquitetura sóbria e despojada de excessivos ornamentos decorativos.

A igreja, apesar das várias mutilações e destruições sofridas, sobretudo após a derrocada ocorrida em 1988 (que destruiria a singular loggia), apresenta-se ainda hoje como o espaço mais nobre de todo o edifício. Seguindo os modelos de igrejas colegiais edificadas na Rua da Sofia, o templo possui uma nave ampla ladeada por capelas laterais, três por flanco, com transepto inscrito. O seu portal, terminado por volta de 1630, surge enquadrado por dois pares de colunas dóricas, assentes em pedestais, e coroado pelo símbolo da ordem trinitária: uma cruz pátea.

O claustro é de quatro arcos simples por lado, de pilares quadrados, encontrando-se sobre cada um, no piso imediato, uma janela rasgada, com verga arquitravada num estilo tardo-renascentista.

The building complex, whose construction initiated in 1555, consists of the church and the functional areas necessary for accommodation and teaching, is an example of mannerist art, its architecture sober and free from excessive ornament.



The church, despite the damages and destruction it suffered, particularly after its collapse in 1988 (which destroyed the singular loggia), remains to this day the noblest part of the construction. It follows the model of the college churches built in Sofia Street, with an ample nave with side chapels, three on each side, and an inscribed transept. The doorway, finished around 1630, is framed by two pairs of Doric columns set on pedestals, and crowned with the symbol of the Trinitarian order: a cross pattée.



The cloister is made up of four simple arches on each side, with quadrangular piers. In the floor above, a window is set over each arch, the architrave in a late renaissance style.


Intervenção proposta

Proposed intervention

Mutilado e desfigurado pelos sucessivos ocupantes e, em grande parte, abandonado há décadas, o edifício encontra-se severamente degradado.

Atualmente, a par da importante campanha de intervenção arqueológica recentemente feita, que possibilitou conhecer as sucessivas fases de ocupação do edifício, decorre a execução do projeto de adaptação do complexo colegial a Tribunal Universitário Judicial Europeu, e outros serviços da Faculdade de Direito, pela equipa dos arquitetos Francisco Xavier Rocha de Aires Mateus e Manuel Rocha de Aires Mateus.
The College was desfigured and damaged by its successive occupants and most of the building has been unoccupied for decades. It is severely ruined.

An extensive archaeological intervention recently took place, which revealed the building’s successive phases of occupation. At the same time, the execution of the project of adaptation of the college complex to the European University Judicial Court and other services of the Law School is taking place, under the supervision of the architects Francisco Xavier Rocha de Aires Mateus and Manuel Rocha de Aires Mateus.