Construção da nova biblioteca da Faculdade de Direito
Obra
Autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira, a biblioteca vai acolher mais de 400 mil volumes que compõem o acervo bibliográfico da FDUC, reunido ao longo de séculos. Projetada com com compartimentos de grandes dimensões, como salas de leitura, arquivos, serviços técnicos e administrativos e espaços de acesso e circulação, a biblioteca contará também com Átrio, Grande Sala de Leitura, Sala de Reuniões e Depósito de Livros e Revistas.
A primeira fase do projeto já está em curso, contemplando um extenso programa de trabalhos de arqueologia e património, indispensáveis devido à localização da obra na acrópole da cidade e dentro da área classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. No perímetro da Casa dos Melos, o projeto não invade outros edifícios circundantes. Embutido na encosta, a construção do novo edifício prevê a manutenção parcial da Casa e a recriação do Horto Botânico.
Após os trabalhos prévios de arqueologia e património, atualmente em curso, a construção será iniciada em 2026, sendo a obra finalizada em 2029.