/ Saúde Mental

Quais as intervenções em grupo que disponibilizam?

As intervenções em grupo, para problemáticas específicas, têm demonstrado ser tão eficazes como a intervenção individual. Têm a vantagem, entre outras, de ser mais regulares (sessões habitualmente semanais) e de promoverem a integração e interação entre os estudantes.

Os serviços de saúde disponibilizam intervenções terapêuticas dirigidas a dificuldades emocionais específicas, que implicam a avaliação e encaminhamento por um profissional, e a intervenções de promoção de competências, com foco no bem-estar emocional e desenvolvimento pessoal.

Intervenções em grupo com carácter terapêutico:

STOP Procrastinação

Grupo aberto a todos os estudantes da UC, pretendendo ajudar a encontrar estratégias eficazes para conhecer e gerir melhor a procrastinação. É um grupo semanal, presencial, com a duração de 10 semanas.

Insónia de A a Zzz

Intervenção mista (online e presencial, de grupo e com sessões individuais) de 9 semanas, dirigida a todos os membros da comunidade UC que tenham dificuldades associadas à insónia.

Grupo de gestão da ansiedade

Grupo dirigido a estudantes que sejam encaminhados pelas consultas dos Serviços de Saúde e tenham dificuldades clinicamente significativas na gestão da ansiedade. A intervenção, de 8 semanas, é principalmente online (inclui duas sessões presenciais) e tem como objetivo desenvolver e treinar estratégias de gestão da ansiedade.

Intervenções em grupo de promoção de competências:

Research Wellness

Dirigido a estudantes de Doutoramento e Investigadores, o grupo online proporciona momentos de partilha dos maiores desafios experienciados. Nas sessões são abordadas as principais dificuldades emocionais, contextuais e relacionais sentidas nas várias fases do processo de investigação.

Personal Wellness

Grupo de desenvolvimento de competências pessoais e académicas, de 4 sessões presenciais, dirigido a todos os estudantes da UC. São abordados temas como o autoconhecimento, a regulação emocional, as relações interpessoais, gestão de conflitos e resolução de problemas.