Interculturality, public health and health education

Fátima Alves
01 setembro, 2025≈ 2 mins de leitura

Temos o gosto de anunciar a publicação do artigo Interculturality, public health and health education: data report based on the Virtual Learning Environment of the Brazilian Health System (AVASUS), na prestigiada revista científica Frontiers in Public Health, na secção Public Health Education and Promotion.

Este trabalho resulta de uma profícua colaboração internacional entre a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no âmbito do doutoramento da investigadora Priscila Sanara da Cunha, que tem vindo a desenvolver os seus estudos sobre interculturalidade, saúde pública e educação em saúde.

O artigo foi escrito em coautoria com vários investigadores, entre os quais a Professora Fátima Alves*, uma das orientadoras da doutoranda. Representa um contributo significativo para o avanço das reflexões sobre a integração de ambientes virtuais de aprendizagem na promoção da saúde e da interculturalidade.

Parabéns à equipa de investigação pelo notável trabalho académico, que honra o nosso grupo e fortalece as pontes entre Portugal e o Brasil.

Pode aceder ao artigo completo na Revista Frontiers in Public Health.


*Grupo de Investigação Sociedades e Sustentabilidade Ambiental do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet, Laboratório Associado TERRA da Universidade de Coimbra e da sua Extensão na Universidade Aberta de Portugal.

da Cunha, P. S., Batista, N. A. do N., Fernandes, F., Barbalho, I., Romão, M. H., Coutinho, K. M. D., Valentim, J., Lacerda, J. de S., Dias, A. de P., Henriques, S., Valentim, R., Alves, F., & Coutinho, K. D. (2025). Interculturality, public health and health education: Data report based on the Virtual Learning Environment of the Brazilian Health System (AVASUS). Frontiers in Public Health, 13. https://doi.org/10.3389/fpubh.2025.1642452