Entre a apologia da ignorância, as Fake News e a insegurança

Fátima Alves
26 julho, 2025≈ 2 mins de leitura

No dia 26 de julho de 2025, foi publicado no Diário As Beiras mais um artigo de opinião assinado por Fátima Alves*. Num registo comprometido, a autora faz da escrita um momento de reflexão crítica, ética e política, interpelando as contradições do nosso tempo e denunciando os mecanismos, explícitos e velados, de dominação e manipulação que marcam a sociedade contemporânea.

Da perversidade de uma escassez apresentada como virtude moral à degradação da democracia nutrida pelo medo e pela desinformação, o texto traça um retrato incisivo de um presente em que os direitos conquistados são sistematicamente postos em causa, a violência se normaliza e o debate democrático cede lugar ao ruído e ao espetáculo.

Neste cenário de desagregação ética e de erosão das bases da convivência democrática, a autora afirma a urgência da crítica e da imaginação utópica como formas de reconstrução de um horizonte comum. A palavra, aqui, não é apenas de denúncia, é um ato de coragem e esperança.

Convidamos a descobrir o artigo completo no PDF abaixo.


* Grupo de Investigação Sociedades e Sustentabilidade Ambiental do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet, Laboratório Associado TERRA da Universidade de Coimbra e da sua Extensão na Universidade Aberta de Portugal.

Alves, F. (2025, julho 26). Entre a apologia da ignorância, as fake news e a insegurança. Diario as Beiras. https://www.asbeiras.pt/opiniao-entre-a-apologia-da-ignorancia-as-fake-news-e-a-inseguranca/